O Nazifascismo

Marcelli e Emily

                                                        O Nazifascismo    
Uma onda de insatisfação e de contestações populares passou a assustar as camadas dominantes e a classe média.O temor de que essa efervescência social desembocasse em soluções de teor socialista,a exemplo da URSS,levou as elites de diversos países a apoiar grupos de extrema direita e se mostraram eficazes em repelir o avanço da esquerda.

                                                        O Fascismo Italiano      
Para garantir a atuação e a expansão fascistas,o partido contava com agrupamentos de militantes denominados de esquadras,incumbidos de atacar violentamente os adversários na cidade e no campo.
Contando com grande popularidade,Mussolini realizou a Marcha sobre Roma,em 1922,quando mais de 50 mil camisas negras dirigiram-se ao rei Vitor Emanuel III exigindo o poder.
Seu regime já era,então,uma ditadura violenta e totalitária.Em 1929,obteve a adesão do clero Italiano,quando criou,dentro de Roma,o estado do Vaticano,por meio do Tratado de Latrão.

                                                         O Nazismo na Alemanha
A instabilidade e as dificuldades do governo alemão atingiram o momento mais crítico em 1923,quando o país viveu o descontrole financeiro e uma inflação superior a 17 000%. Aproveitando-se da crise, Hitler tentou um frustrado golpe de Estado,que ficou conhecido como Putsch (golpe) de Munique. Preso,dedicou-se a escrever o livro Mein Kampf (Minha Luta), no qual expôs suas idéias políticas fundadas nos princípios de totalitarismo, nacionalismo, racismo e expansão territorial.










Exército de Hitler em a Marcha sobre Roma.










Símbolo Nazista.










     

Comentários