Carlos Russo Júnior
Responsáveis pela
tomada de depoimento
–
Marcilândia Araújo, Maria Rita Kehl e José Luiz del Roio
Data – 28/9/2012
Local – São Paulo
CARLOS RUSSO JÚNIOR – A história linear é assim...a história, eu sou de uma família de pessoas humildes, minha mãe é costureira, meu pai cortador de calçados, mas muito unidos, com muito trabalho, de tal maneira que da minha família os três entraram na Faculdade de Medicina da USP, eu e minhas duas irmãs, eu tenha uma irmã psiquiatra e uma ginecologista. Eu sempre...eu tive sorte, sempre. Com 17 anos entrei na faculdade de Medicina. Eu não tive a mesma origem na esquerda do pessoal que veio do Partidão, minha origem foi cristã, eu fazia parte do grupo de Ribeirão, do Padre Enzo, tinham algumas pessoas muito interessantes, por exemplo, a Marilena, hoje chamada de Chauí, a Marilena, aliás, foi ela que me apresentou minha primeira mulher,com a qual eu fui preso e ela estava grávida.
Eu era espírita, mas fazia parte do grupo cristão católico.
No final de 68. Para o mandato de 69. Aí comecei
minha militância, comecei a me afastar do grupo cristão. Na verdade, eu me mantivecristão e entrei para a ALN cristão.
Em 69. Em outubro, no final de outubro de 69,eles...meu nome foi aberto e eu fui obrigado a cair na clandestinidade, não podia ficar aqui na cidade de Ribeirão Preto, era uma figura absolutamente conhecida por todos, figurinha mais conhecida.
Em 76. O retorno ao Brasil, em Eu fiquei semi-clandestino, mas consegui emprego na indústria farmacêutica, fui representante do laboratório, acabei caindo nas boas graças, dei sorte, cheguei a diretor de operações do Brasil.
Terminei a faculdade de Odontologia, fiz pós-graduação, depois fui superintendente da Natura, depois fui fundador da no Brasil, em outro laboratório. Me aposentei há 2 anos e me dedico exclusivamente à literatura. É longo.
Acho que é um luxo e posso dizer que depois de tudo o que eu passei, eu amo a vida, amo as pessoas, não me arrependo absolutamente do que eu fiz. Se me perguntarem se eu faria de novo...não daquele modo.
Comentários
Postar um comentário