Comissão Nacional da Verdade - Hernani e Marcelli

José de Menezes Cabral

A vítima da Ditadura Militar, José de Menezes teve seu depoimento gravado por Paulo Cunha com duração de 01:38:58.

Nascido na zona rural, no distrito de Ibaretama, município de Quixadá, estado do Ceará, na época era (ininteligível), hoje é município Ibaretama, e aos 13 trabalhou, até os 17 anos no mundo rural, depois foi servir o Tiro de Guerra na cidade. Trabalhou como Balconista, trabalhou na Goodyear como Auxiliar de Tecelão, trabalhou na Rhodia e na fábrica de encerados. Veio para São Paulo em 1959  Depois ele recebeu um convite de um rapaz morador da pousada lá para ingressar na Força Pública, aí fez o exame, foi reprovado na pulsação. Lhe deram mais uns três meses, voltou e foi aprovado e tirou 30 anos e 4 meses na força Pública de SP, logo após foi para a Força Militar.

Este documento foi escrito com o propósito de expor a verdade oculta pelos meios de comunicação mais importantes da ditadura, como rede de TV e jornais da época, manipulados pela presidência.

Morte - Interrupção definitiva da vida de um organismo; Fim da vida humana/espécie
Tortura - Dor violenta que se inflige a alguém, sobretudo para lhe arrancar alguma revelação; suplício.
Ditadura - Governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.

Até então, tinham um preconceito enorme, pelo fato de ser um militar. Sofreu algumas ameaças, até sabotagem em seu veículo que levaram a quase bate-lo em um poste. Também quase morreu afogado, quando uma pessoa (desconhecida) lhe deu um soco na cabeça e acabou caindo na água, onde quase morreu afogado. Porém, graças a um amigo Militar acabou sendo salvo.



Comentários