O Governo Figueiredo - Érica, Emily e Thaciane 9C

                            Governo Figueiredo

1-No governo Figueiredo do qual era a situação da divida externa, das graves e dos escândalos?
 A divida externa brasileira ultrapassava 100 bilhões de dólares e a inflação excedida dos 250% ao ano. Greves e agitações políticas pipocavam por toda parte e a imprensa livre trazia a tona sucessivos escândalos financeiros envolvendo membros do governo.

2- 1979. O que aconteceu após a lei da Anistia? 
Dando sequência ao processo de abertura política, o governo Figueiredo aprovou, em 1979, a lei te anistia. A partir de então, muitos presos políticos foram libertados e vários brasileiros exilados começaram a retornar ao país.

3- Qual foi o resultado nas eleições de 1982?
 Nas eleições realizadas em 1982, o PDS venceu em 12 estados, com o total de 18 milhões de votos, e a oposição venceu em 10 estados, com 25 milhões de votos.

4- Qual era  o objetivo do movimento conhecido como Diretas já? Qual o resultado da emenda?
 O objetivo era pressionar o congresso a aprovar uma emenda constitucional que reinstituía as eleições diretas para presidente. A emenda, porém, foi derrotada por apenas 22 votos, numa sessão a que vários parlamentares deixaram de comparecer.

5- O que aconteceu com Tancredo Neves? Explique.
 Dois civis concorreram à sucessão presidencial: Tancredo Neves, da frente liberal, que reunia tantos opositores como colaboradores da ditadura, e Paulo Maluf, do PDS (antiga Arena). A vitória coube a Tancredo Neves, que acabou não tomando posse.


Comentários