GABRIEL QUEVEDO E DIOGO entre guerras

O PERÍODO ENTRE GUERRAS

1-ESCREVA EM FORMA DE TÓPICOS QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO CRACK(QUEBRA)DA BOLSA DE NOVA YORK?
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações europeias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes.


2-QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO NEW DEAL?

>>controle sobre bancos e instituições financeiras; 
>>construção de obras de infra-estrutura para a geração de empregos e aumento do mercado consumidor; 
>>concessão de subsídios e crédito agrícola a pequenos produtores familiares; 
>>criação de Previdência Social, que estipulou um salário mínimo, além de garantias a idosos, desempregados e inválidos; 
>>controle da corrupção no governo; 
>>incentivo á criação de sindicatos para aumentar o poder de negociação dos trabalhadores e facilitar a defesa dos novos direitos instituídos.


3-QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO GOVERNO DE STALIN,NA URSS?

Na disputa pela sucessão no governo russo, após a morte de Lênin, Stálin obteve vitória e passou a controlar a União Soviética. Durante seu governo ele tomou medidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com esse inchaço de atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso, Stálin foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos. 

Primeiramente, Stálin aboliu a NEP e criou os planos qüinqüenais. Neles eram estabelecidas as metas da economia russa em um prazo de cinco anos. De forma geral, Stálin priorizou o desenvolvimento industrial dando maior ênfase na expansão das indústrias de base (mineração, máquinas e energia). Com o alcance de números positivos, os planos qüinqüenais posteriores buscaram desenvolver os demais aspectos da indústria nacional. 

No campo, a socialização das terras foi parcialmente adotada. Dividindo atribuições, as terras cultiváveis foram subdivididas em sovkhozes (fazendas do Estado) e kolkhozes (fazendas cooperativas). Muitos camponeses tiveram suas terras apropriadas pelo governo de Stálin, o que gerou alguns conflitos no meio rural. Aqueles que se negaram a entregar suas terras eram mortos ou deportados para a Sibéria e a Ásia Central. 

Sob o aspecto político, Stálin exerceu forte controle sobre as atividades do Partido Comunista. Os setores intelectuais e políticos da época só tinham espaço na medida em que concordavam com as ideologias stalinistas. Dessa forma, o stalinismo se firmou com trações claramente ditatoriais que contrariavam as idéias libertárias e igualitárias do socialismo.



4-QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO FASCISMO ITALIANO?

As principais características do fascismo foram: 
- nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento; 
- cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário; 
- Uni partidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista; 
- Derrota dos movimentos de esquerda; 
- limitação ao direito dos empresários de administrar sua força de trabalho.

5-QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO NAZISMO NA ALEMANHA?
no caso de Hitler: 
- queria instituir uma raça pura, Ariana; 
- teoria do espaço vital; 
- totalitarismo alemão; 
- propaganda de massa ("conquistar" muitas pessoas através da propaganda!)


6-INDIQUE E COMENTE UM LIVRO SOBRE A CRISE DO CAPITALISMO DE 1929?
A crise de 1929. De Bernard  Gazier. A crise de 1929 foi uma depressão generalizada da produção em quase todo o mundo industrializado. A cada dia se multiplicavam as demissões em massa e os pedidos de falência. O crash da Bolsa de Nova York causou um racha jamais visto no mercado financeiro.



7-INDIQUE E COMENTE UM LIVRO SOBRE  O NAZISMO NA ALEMANHA?

Hitler e o Nazismo. Dick Geary, Alexandre Kappaun. Dick Geary analisa, neste livro, temas chaves do nazismo. O autor aborda a relação entre povo e o governo durante o Terceiro Reich, a complexidade das redes de poder dentro da Alemanha depois de 1933, as transformações sociais e o papel da mulher na sociedade nazista.



8-INDIQUE E COMENTE  UM FILME OU DOCUMENTÁRIO SOBRE A CRISE  DO CAPITALISMO EM 1929?
Após a primeira guerra mundial (1918), os EUA eram o país mais rico do planeta. Além das fábricas de automóveis, os EUA também eram os maiores produtores de aço, comida enlatada, máquinas, petróleo, carvão....Nos 10 anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresários. Foi nessa época que surgiu a famosa expressão “American Way of Life” (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.A década de 20 ficou conhecida como os “Loucos Anos 20”. O consumo aumentou, a indústria criava, a todo instante, bens de consumo, clubes e boates viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diversão.

9-INDIQUE E COMENTE UM FILME OU DOCUMENTÁRIO SOBRE O NAZISMO NA ALEMANHA?
Sinopse: O Nazismo já foi abordado por muitos filmes e documentários, mas este tem um ponto diferente, fala da nova religião que Hitler estava querendo impor aos Alemães. Falsas profecias que eram divulgadas falando sobre o domínio Alemão que seria inevitável a ponto de tentar amedrontar os outros países. Mas ao mesmo tempo usava-se de magia negra para tentar prever o futuro. Mostra as formas mais baixas que Hitler usou para tentar chegar ao poder mundial e a chamada "raça pura

Comentários