O Fascismo Italiano
1- Quem foi Benito Mussolini? Como governou?.
Benito Mussolini foi um jornalista, militar, político e estadista italiano. Foi um dos fundadores do fascismo na Itália, regime totalitário que vigorou no país entre 1922 e 1945. Governou a Itália durante todo este período. Seu governo foi caracterizado pelo totalitarismo, perseguição e execução de oposicionistas políticos, expansionismo territorial, nacionalismo, antissocialismo e militarismo. Em função da semelhança com o regime nazista de Hitler na Alemanha, estabeleceu o Pacto de Aço com os germânicos em 1939. Conduziu a Itália, junto com a Alemanha e Japão, na Segunda Guerra Mundial. A derrota do Eixo pelos Aliados em 1945 custou o fim do fascimo na Itália, assim com a prisão e execução de Mussolini.
2- O que propunha o partido fascista?
Partido Nacional Fascista foi um partido político italiano criado por Benito Mussolini, que apoia o movimento fascista (anteriormente representado por grupos conhecidos como Fasces). Governou a Itália de 1922, quando os fascistas assumiram o poder com a Marcha sobre Roma, até 1943, quando seu fundador foi deposto pelo Grande Conselho do Fascismo.
3- O que era e como funcionava a esquadra?
É a designação de uma fracção de pessoas, navios ou aeronaves, com vários significados, sobretudo no âmbito militar, mas também no civil.Uma esquadra é uma força naval composta por vários navios de guerra, que pode fazer parte de uma frota e ser dividida em divisões. Uma esquadra, normalmente, é composta por navios de guerra de grande porte do mesmo tipo e é comandada por um oficial general. Os navios de pequeno porte são, normalmente, agrupados em forças navais designadas "esquadrilhas" ou "flotilhas".
O termo "esquadra" também é, frequentemente, usado para designar a totalidade das forças navais oceânicas de uma marinha de guerra.
Por extensão, o termo "esquadra" também passou a ser aplicado, em algumas forças aéreas a alguns tipos de agrupamentos de aeronaves ou outras unidades aéreas.
4- Como aconteceu a Marcha sobre Roma?
A Marcha sobre Roma ocorreu em 28 de outubro de 1922, e marca o início do domínio fascista sobre a Itália.
Foi uma manifestação armada organizada pelo Partido Nacional Fascista, sob a liderança de Benito Mussolini. Após esse movimento, Mussolini assumiu o poder do partido italiano.
A marcha é considerada o prelúdio para a revolução fascista na Itália. E só teve êxito após o questionamento do estado liberal pelos próprios fascistas, os comunistas e os socialistas.
Após esse evento, a Itália assistiu ao fim da democracia liberal, que perduraria durante todo o governo de Mussolini.
5- Escreva explicando sobre o tratado de Latrão.
É um acordo assinado entre a Itália e a Santa Sé.
No dia 11 de fevereiro de 1929, Mussolini e o cardeal Pietro Gasparri assinaram um acordo denominado Tratado de São João de Latrão, simplesmente conhecido por Tratado de Latrão.
O Tratado de Latrão deu completa autonomia ao Vaticano e o poder de Chefe de Estado ao papa.
6- Quais eram os princípios fundamentais do fascismo? Pág: 116
Em geral, se entende por fascismo um sistema autoritário de dominação, que é caracterizado:
* Pela monopolização da política por parte de um partido único de massa, hierarquicamente organizado;
* Por uma ideologia fundada no culto do chefe, na exaltação da coletividade nacional, no desprezo dos valores do individualismo liberal;
* Por objetivos de expansão imperialista;
* Pela mobilização das massas e pelo seu enquadradamento em organizações funcionais ao regime;
* Pelo aniquilamento das oposições, mediante o uso da violência e do terror;
*por um aparelho de propaganda baseado no controle das informações e dos meios de comunicação de massa;
*por um crescente dirigismo estatal da economia, que continua a ser, fundamentalmente, de tipo privado;
*pela tentativa de integrar nas estruturas de controle do partido ou do estado a totalidade das relações econômicas, sociais, políticas e culturais.
7- Recomendar um livro sobre o fascismo e comentar.
“A Doutrina do Fascismo”, de Benito Mussolini.
Uma das teorias que a esquerda mais aprecia difundir é a que dá conta de que o fascismo de Mussolini, que inspirou movimentos e regimes similares na Europa e, indiretamente, em outras partes do mundo, seria uma criação dos “opressores capitalistas” para proteger as relações econômicas de seu sistema através da força repressiva. Por meio da mesma ginástica mental com que os marxistas clássicos sustentam que a abolição do Estado viria em conseqüência do seu agigantamento, atribuem ao fascismo a lógica de ser um agigantamento estatal para proteger o liberalismo capitalista.
A tese principal de Mussolini é a de que o “materialismo positivista” do século XIX, surgindo em desdobramento do individualismo e do Iluminismo do século XVIII, estabeleceu uma dessacralização da vida humana, uma extração de sua substância e seu “valor espiritual”.
8- Recomendar um filme ou documentário sobre o fascismo na Itália.
Fascism Inc. (ou Fascismo S/A) é um documentário independente sobre a verdadeira história do fascismo europeu, abordando a ascensão do neo-fascismo na Grécia e na Europa e o papel das elites econômicas e do capitalismo nesse contexto.
Comentários
Postar um comentário