O Fascismo Italiano

Benito Mussolini foi um jornalista, militar, político e estadista italiano. Foi um dos fundadores do fascismo na Itália, regime totalitário que vigorou no país entre 1922 e 1945. Governou a Itália durante todo este período. Seu governo foi caracterizado pelo totalitarismo, perseguição e execução de oposicionistas políticos, expansionismo territorial, nacionalismo, antissocialismo e militarismo. Em função da semelhança com o regime nazista de Hitler na Alemanha, estabeleceu o Pacto de Aço com os germânicos em 1939. Conduziu a Itália, junto com a Alemanha e Japão, na Segunda Guerra Mundial. A derrota do Eixo pelos Aliados em 1945 custou o fim do fascismo na Itália, assim com a prisão e execução de Mussolini.
2- O Que Propunha o Partido Fascista?
Os fascistas promoveram um sistema econômico corporativista em que empregador e sindicatos de empregados estão unidos em associações para representar coletivamente produtores econômicos da nação e trabalhar ao lado do Estado para definir a política econômica nacional. Este sistema econômico destinava-se a resolver o conflito de classes através da colaboração entre as mesmas. O fascismo italiano opõe-se ao liberalismo, mas ao invés de procurar uma restauração reacionária do mundo pré-Revolução Francesa, o qual considera ter sido falho, tinha uma direção para o futuro. Opõe-se ao socialismo marxista devido sua típica oposição ao nacionalismo, mas também se opôs ao conservadorismo reacionário desenvolvido por Joseph de Maitreia. Acreditavam que o sucesso do nacionalismo italiano exigia respeito à tradição e um claro sentido de um passado compartilhado entre o povo italiano ao lado de um compromisso com a Itália modernizada.O Partido Nacional Fascista, juntamente com o seu sucessor, o Partido Republicano Fascista, são os únicos partidos cuja reformação é proibida pela Constituição da Itália: "É proibida a reorganização, sob qualquer forma que seja, do partido fascista dissolvido".
3- O que era e como funcionou a esquadra ?
Provavelmente inspirado pelos camisas-vermelhas de Garibaldi, sua atividade está enquadrada a partir do período entre-guerras até o fim da Segunda Guerra Mundial. O termo é aplicado a diferentes grupos que imitavam o uniforme, como os blackshirts da União Britânica de Fascistas e a SS do partido nazista alemão.
Os camisas negras foram organizados por Benito Mussolini como uma violenta ferramenta militar do seu movimento político.[1] Os fundadores foram intelectuais nacionalistas, ex-oficiais militares, membros especiais dos Arditi e jovens latifundiários que se opunham aos sindicatos de trabalhadores e camponeses do meio rural. Seus métodos tornaram-se cada vez mais violentos a medida que o poder de Mussolini aumentava, e usaram da violência, intimidação e assassinatos contra opositores políticos e sociais. Entre seus componentes, muito heterogêneo, incluíam os criminosos e oportunistas em busca da fortuna fácil.
4- Como aconteceu a Marcha sobre Roma?
A Marcha sobre Roma ocorreu em 28 de outubro de 1922, e marca o início do domínio fascista sobre a Itália.
Foi uma manifestação armada organizada pelo Partido Nacional Fascista, sob a liderança de Benito Mussolini. Após esse movimento, Mussolini assumiu o poder do partido italiano.A Marcha sobre Roma ocorreu em 28 de outubro de 1922, e marca o início do domínio fascista sobre a Itália.Foi uma manifestação armada organizada pelo Partido Nacional Fascista, sob a liderança de Benito Mussolini. Após esse movimento, Mussolini assumiu o poder do partido italiano.
5- Escreva Explicando sobre o Tratado de Latrão.
O “Tratado de São João de Latrão”, ou simplesmente conhecido como “Tratado de Latrão”, foi um acordo assinado entre a Itália e a Santa Sé. O tratado criou um novo Estado, o Vaticano, o qual tem o Papa como chefe soberano. O Vaticano foi reconhecido em 11 de fevereiro de 1929, após o ditador Mussolini e o cardeal Pietro Gasparri acordarem e assinarem o tratado.5- Escreva Explicando sobre o Tratado de Latrão.
6- Quais eram os princípios fundamentais do fascismo?
- Culto ao chefe e obediência cega ao líder
- Totalitarismo
- Exaltação da coletividade nacional
-Nacionalismo
- Soberania absoluta do Estado
- Autoritarismo
-Exaltação da guerra como uma força purificadora e revigoradora para um povo alcançar o poder
- Militarismo
- Monopólio da representação política por um único partido de massas
- Unipartidarismo.
- Desprezo ao individualismo liberal
- Voluntarismo
- Valorização da fé mistica, do herói que morre pela pátria
- Corporativismo
7- Recomendar um livro sobre o fascismo e comentar
"Fascismo de esquerda."Livro por Jonah Goldberg e Maria Lucia De Oliveira
'Fascismo de Esquerda' oferece uma perspectiva sobre as teorias e práticas que definem o fascismo. Jonah Goldberg analisa as figuras de Hitler e Mussolini e conclui que, ao contrário do que pensamos, liberais como Hillary Clinton têm defendido políticas e princípios notavelmente semelhantes aos do nacional-socialismo. Um livro que mostra as origens do fascismo no clássico pensamento esquerdista.
8- Recomendar um filme ou documentário sobre o fascismo na Itália.''Vítimas da Tormenta.''Sciuscià (Vítimas da Tormenta é um filme italiano de 1946, do gênero drama, dirigido por Vittorio De Sica e estrelado por Franco Interlenghi e Rinaldo Smordoni.
Comentários
Postar um comentário