O FASCISMO ITALIANO--GABRIEL QUEVEDO,DIOGO E ROGER

O FASCISMO ITALIANO


1-QUEM FOI BENITO MUSSOLINI? COMO GOVERNOU?
Benito Mussolini foi um jornalista, militar, político e estadista italiano. Foi um dos fundadores do fascismo na Itália, regime totalitário que vigorou no país entre 1922 e 1945. Governou a Itália durante todo este período. Seu governo foi caracterizado pelo totalitarismo, perseguição e execução de oposicionistas políticos, expansionismo territorial, nacionalismo, antissocialismo e militarismo. Em função da semelhança com o regime nazista de Hitler na Alemanha, estabeleceu o Pacto de Aço com os germânicos em 1939. Conduziu a Itália, junto com a Alemanha e Japão, na Segunda Guerra Mundial.

2-O QUE PROPUNHA O PARTIDO FASCISTA?
Os fascistas promoveram um sistema econômico corporativista em que empregador e sindicatos de empregados estão unidos em associações para representar coletivamente produtores econômicos da nação e trabalhar ao lado do Estado para definir a política econômica nacional. Este sistema econômico destinava-se a resolver o conflito de classes através da colaboração entre as mesmas. O fascismo italiano opõe-se ao liberalismo, mas ao invés de procurar uma restauração reacionária do mundo pré-Revolução Francesa, o qual considera ter sido falho, tinha uma direção para o futuro. Opõe-se ao socialismo marxista devido sua típica oposição ao nacionalismo, mas também se opôs ao conservadorismo reacionário desenvolvido por Joseph de Maitreia. Acreditavam que o sucesso do nacionalismo italiano exigia respeito à tradição e um claro sentido de um passado compartilhado entre o povo italiano ao lado de um compromisso com a Itália modernizada.O Partido Nacional Fascista, juntamente com o seu sucessor, o Partido Republicano Fascista, são os únicos partidos cuja reformação é proibida pela Constituição da Itália: "É proibida a reorganização, sob qualquer forma que seja, do partido fascista dissolvido".

3-O QUE ERA E COMO FUNCIONAVA A ESQUADRA?
É a designação de uma fracção de pessoasnavios ou aeronaves, com vários significados, sobretudo no âmbito militar, mas também no civil.Uma esquadra é uma força naval composta por vários navios de guerra, que pode fazer parte de uma frota e ser dividida em divisões. Uma esquadra, normalmente, é composta por navios de guerra de grande porte do mesmo tipo e é comandada por um oficial general. Os navios de pequeno porte são, normalmente, agrupados em forças navais designadas "esquadrilhas" ou "flotilhas".
O termo "esquadra" também é, frequentemente, usado para designar a totalidade das forças navais oceânicas de uma marinha de guerra.
Por extensão, o termo "esquadra" também passou a ser aplicado, em algumas forças aéreas a alguns tipos de agrupamentos de aeronaves ou outras unidades aéreas.

4-COMO ACONTECEU A MARCHA SOBRE ROMA?
ocorreu em 28 de outubro de 1922, e marca o início do domínio fascista sobre a Itália. Foi uma manifestação armada organizada pelo Partido Nacional Fascista, sob a liderança de Benito Mussolini. ... A marcha é considerada o prelúdio para a revolução fascista na Itália.


5-ESCREVA EXPLICANDO SOBRE O TRATADO DE LATRAO?
Tratado de Santa Sé" ou "Tratado de Roma-Santa Sé" é um dos tratos lateranenses de 1929 feitos entre o Reino de Itália e a Santa Sé, ratificado em 11 de fevereiro de 1929, dando fim à "Questão Romana".


6-QUAIS ERAM OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FASCISMO?PAG 116
- Culto ao chefe e obediência cega ao líder 
- Totalitarismo 
- Exaltação da coletividade nacional 
- Nacionalismo 
- Soberania absoluta do Estado 
- Autoritarismo 
- Exaltação da guerra como uma força purificadora e revigoradora para um povo alcançar o poder 
- Militarismo 
- Monopólio da representação política por um único partido de massas 
- Uni partidarismo. 
- Desprezo ao individualismo liberal 
- Voluntarismo 
- Valorização da fé mistica, do herói que morre pela pátria 
- Corporativismo


7-RECOMENDAR UM LIVRO SOBRE O FASCISMO E COMENTAR?
FASCISMO DE ESQUERDA 
Resultado de imagem para Mussolini



8-RECOMENDAR UM FILME OU DOCUMENTÁRIO SOBRE O FASCISMO NA ITÁLIA?
é um documentário independente sobre a verdadeira história do fascismo europeu, abordando a ascensão do neo-fascismo na Grécia e na Europa e o papel das elites econômicas e do capitalismo nesse contexto.


Comentários