Caldeirão da santa Cruz do Deserto
1 - Caracterize. Como era o palco do meio rural brasileiro, entre as décadas de 1920 e 1930.
Continuava o palco de domínio das oligarquias, dos coronéis da miséria,da forte religiosidadee descontentamentos.
2 - Qual a localização do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto?
Em Crato, Cidade da região do Caim, sertão do Ceará.
3 - Em qual propiedade e lideradas por quem surgiu a comunidade do Caldeirão?
Propiedade do padre Cícero, cedia aos componentes. A partir do final do ano de 1920.
4 - Durante os anos de 1930. Do que passaram a acusar a comunidade do Caldeirão?Explique.
A comunidade foi alvo de inúmeras acusações como: ser uma nova Canudos, de formar um arraial de fanáticos e comunistas, de acumular armas e munição e de ser um indício ao Estado.
5 - Quem fez crescente oposição a comunidade do Caldeirão?
As elites regionais, os clérigos católicos, a imprensa cearense e as autoridades federais.
6 - Como e quando acabou sendo atacada e destruida a comunidade do Caldeirão?
A comunidade foi atacada e destruída em setembro de 1936 com requintes de crueldade por uma expedição das Forças Armadas resultando centenas de mortos.
A repressão final aconteceu em 1937, por ataque aéreo sobre a serra, com uso de metralhadora, bombas e três aviões, separando de vez o restante dos camponeses do Caldeirão.
8- Pesquise quem foi o Padre Cícero Romão Batista. Como foi sua vida e obras?
Padre Cícero Romão Batista foi um importante líder religioso brasileiro. Nasceu em 1844 no estado do Ceará.
No ano de 1889, Padre Cícero ganhou notoriedade no Nordeste, pois um fato ganhou repercussão nacional. Conta-se que, durante uma missa na igreja de Juazeiro, a hóstia consagrada por ele transformou-se em sangue na boca de uma mulher.
A população local passou a considerar o padre como um milagreiro. A Igreja Católica, não concordando com os acontecimentos, considerou-o como místico e o proibiu de exercer o sacerdócio. Viajou, em 1898, para Roma onde conseguiu a absolvição do Papa Leão XIII. Porém, continuou proibido de celebrar os rituais do catolicismo.
Entrou para a política e foi prefeito da cidade de Juazeiro por 15 anos. Morreu no ano de 1934, tornando-se uma das principais figuras religiosas da história do país. Até hoje, o túmulo de Padre Cícero é um dos pontos de peregrinação mais importantes do Brasil.
9- Pesquise sobre o Beato José Gomes da Silva, a biografia e suas obras.
José Lourenço Gomes da Silva, mais conhecido como beato José Lourenço, foi o líder da comunidade Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localizada na zona rural do Crato, era um dos mais importantes seguidores de padre Cícero. Em uma terra doada pelo padre Cícero quando ainda vivo, o beato José Lourenço, movido por suas crenças religiosas, fundou a Comunidade do Caldeirão. Nasceu em 22 de janeiro de 1872, Pilões, Paraíba e faleceu em 12 de fevereiro de 1946, Exu, Pernambuco.
10- O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi um movimento messiânico? Explique.
10- O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi um movimento messiânico? Explique.
Considera-se como movimento messiânico, aquele que é comandado por um líder espiritual, um "messias", que a partir de suas pregações religiosas passa a arregimentar um grande número de fiéis, numa nova forma de organização popular, que foge as regras tradicionais e por isso é vista como uma ameaça a ordem constituída, portanto, o Caldeirão foi um movimento messiânico, pois era liderado pelo Beato José Lourenço Gomes da Silva.
Comentários
Postar um comentário