HISTÓRIA DA COREIA DO NORTE

1- Como surgiu o pais chamado de Coreia do Norte?
Começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial. A Coreia do Norte é um país formado através da divisão da antiga Coreia, fragmentada, em 1948, conforme os interesses geopolíticos dos Estados Unidos e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dando origem à República Democrática Popular da Coreia (Coria do Norte) e a República da Coreia (Coreia do Sul).
2- Onde está localizada a Coreia do Norte?
É um país do Leste Asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. Sua capital e maior cidade é Pyongyang. A Zona Desmilitarizada da Coreia serve como uma área de divisão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Os rios Amnok e Tumen formam a fronteira com a República Popular da China. Um trecho do rio Tumen no extremo nordeste é a fronteira natural com a Rússia.
É banhada pelo oceano Pacífico.
3- Como é o regime político deste pais? Explique.
Esse país possui um dos regimes políticos mais fechados do planeta. Sua fronteira com a Coreia do Sul é fortemente vigiada. Com o fim da União Soviética (1991), principal aliada da Coreia do Norte, a economia nacional entrou numa profunda decadência.
é regida sob um governo Juche autodeclarado com um acentuado culto de personalidade organizado em volta de Kim Il-sung (o fundador da Coreia do Norte e o primeiro presidente do país). Após a morte de Kim Il-sung, em 1994, ele foi substituido por Kim Jong il, foi sepultado no Palácio Memorial de Kumsusan, no centro de Pyongyang.
Atualmente, o chefe do executivo de facto é Kim Jong-un,que é considerado o Presidente da Coreia do Norte. A legislação norte-coreana é a Suprema Assembleia Popular, que é presidida pelo Presidente da Republica. Outra figura sênior do governo é o primeiro-ministro Pak Pong-ju.
Ao contrário do que diz o senso comum, a Coreia do Norte não é um Estado unipartidário.
4- No que é baseada a economia da Coreia? Quais são os principais produtos desta economia?
A Coreia do Norte possui uma economia extramamente fechada e centralizada, pois seu sistema econômico enquadra-se dentro do modelo socialista. A economia é totalmente controlada pelo governo. O setor industrial é pouco eficiente em função, principalmente, dos baixos investimentos e falta de concorrência. O país também enfrenta sérios problemas no setor agrícola, encontrando escassez de diversos tipos de alimentos. A infraestrutura do país é pouco desenvolvida, pois também não conta com investimentos. Como há controle de salários no país, grande parte da população possui renda baixa (para os padrões dos países capitalistas desenvolvidos) e semelhante. Portanto, não há desigualdades econômicas significativas na população. O governo norte-coreano aloca grande parte dos recursos arrecadados em investimentos militares. O país possui pouco contato comercial com outras nações, pois não está inserido no mercado globalizado.
Principais produtos agropecuários produzidos: arroz, milho, batata, soja, leguminosas, bovinos, suínos, carne de porco, ovos.
Principais produtos industrializados produzidos: equipamentos militares, máquinas, produtos químicos e tecidos.
Principais produtos exportados: minerais, equipamentos militares, gêneros agrícolas e peixes.
Principais produtos importados: máquinas, tecidos, cereais e petróleo.
5- Pesquise e escreva explicando sobre os testes com misseis e a bomba H.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul afirmaram, no entanto, que dados iniciais de seu monitoramento colocam em dúvida a alegação norte-coreana. A ONU diz estar investigando o possível teste.
Se confirmado, o teste significaria que o país teria posse de uma arma que, segundo o cientista Matthias Grosse Perdekamp, professor de controle de armamentos nucleares da Universidade de Illinois, nos EUA, é a mais poderosa do planeta.
O governo anunciou o suposto teste na TV estatal norte-coreana. O anúncio veio depois de o Serviço Geológico dos Estados Unidos ter detectado uma atividade sísmica fora do comum no nordeste da Coreia do Norte.
O tremor, de magnitude 5,1, foi detectado às 10h00 locais (23h30 de terça-feira em Brasília) a cerca de 50 km da cidade de Kilju, perto da área de testes nucleares de Punggye-ri.
Segundo especialistas, o tremor não teria sido provocado por causas naturais.
Comentários
Postar um comentário