União dos povos indígenas
A)União dos povos Indígenas de manaus.
Muitos índios sofrem e agressões simplesmente por terem incorporado hábitos e tecnologias não-indígenas ao seu dia a dia.Os índios, como cada um de nós,são donos de suas entidades e incorporam o que quiserem do mundo que os rodeia.
"Se há 500 anos falavam que os índios não tinham alma, hoje estão dizendo que eles não têm direitos.
Estamos vivendo uma conjuntura muito grave, onde não há espaço para divergências entre nós. Esse é o momento da união.
“A gente vê um momento de retrocesso de nossos direitos. Os colonizadores chegaram no Brasil e levaram nossas riquezas naturais e causaram destruição cultural. O que eles têm que fazer é devolver para nós,Disseram eles.
Aqui vivem os mais abandonados. Há apenas 7-8 padres. Tribos índias, exploradas pelo comércio, maus tratos, escravidão, se retiram no fundo das florestas.
As casas delas são incendiadas, mulheres e filhas roubadas experimentam sofrimentos e até a morte. Daí, do lado delas, também as vinganças sangrentas.
B)Pesquisar e escrever sobre os símbolos de união dos povos indígenas.
Ypara Jaxá

Ypara Ixy

Filtro dos Sonhos

Filtro dos sonhos é um símbolo indígena americano. Simboliza proteção e também é conhecido como Teia dos Sonhos.
Isso porque esse objeto funciona como teias de caçar sonhos. Para tanto, deve ser pendurado sobre a cama ou num local que receba luz solar.
Símbolos Maori

As tatuagens dos índios da Nova Zelândia, as chamadas mokas, são consideradas sagradas.
Elas realçam a identidade dos maori, e muitos dos desenhos utilizados por eles, símbolos maori, relacionam-se com a natureza.
C)Escolher 5 palavras-chaves e o significado de cada uma
União- significa a associação ou combinação de vários elementos, semelhantes ou diferentes, com o intuito de formar um conjunto.
Povo-A palavra povo deriva do termo latim populuse permite fazer referência a conceitos diversos: os habitantes de uma certa região.
Indígena-relativo a ou população autóctone de um país ou que neste se estabeleceu anteriormente a um processo colonizador.
símbolo-aquilo que, por convenção ou por princípio de analogia formal ou de outra natureza, substitui ou sugere algo.
Violência-ação ou efeito de empregar força física ou intimidação moral contra; ato violento.
D) Identificar e escrever explicando sobre 3 casos de violência contra indígenas.
Foram cometidos 60 homicídios contra indígenas no Brasil em 2012. O maior número ocorreu em Mato Grosso do Sul, que contabilizou 37 casos

Conforme o relatório, foi registrada ainda uma ameaça em Mato Grosso, contra o povo Kanela, que mora na Terra Indígena de mesmo nome, em Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, e um caso de racismo praticano contra tribos de várias etnias que moram na Terra Indígena do Xingu, em Santa Cruz do Xingu, a 994 km da capital.
Nathália Clark, Greenpeace,de Brasília (DF).
A maioria das formas de violência cometidas contra os povos indígenas aumentou em 2012. Um crescimento de 237% foi constatado somente no ano passado na categoria “violência contra a pessoa”, que engloba ameaças de morte, homicídios, tentativas de assassinato, racismo, lesões corporais e violência sexual, quando comparado com os casos registrados em 2011. A categoria “vítimas de violência” teve um aumento de 76%. Os dados foram trazidos à tona em relatório lançado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).
Segundo a pesquisa, foram cometidos 60 homicídios contra indígenas no Brasil no ano passado, o que representa nove mortes a mais do que no ano anterior. O maior número ocorreu em Mato Grosso do Sul, que contabilizou 37 casos, seguido de Maranhão e Bahia, com sete e quatro casos, respectivamente. Segundo o Cimi, nos últimos dez anos ocorreram cerca de 563 assassinatos de índios em todo o país.
Ameaças e racismo
Uma ocorrência de lesão corporal dolosa é apontada pelo levantamento no estado, quando um índio da etnia Xavante foi vítima de espancamento em Bom Jesus do Araguaia, município a 983 km de Cuiabá. Mato Grosso também contabilizou um caso de violência sexual contra uma criança indígena. Ela teria sido abusada pelo pai adotivo, na casa onde residia, em Cuiabá.
Assassinatos
Em todo o país, segundo o relatório, 54 índios foram assassinados, conforme o relatório. Já os números oficiais da Secretaria Especial de Saúde Indígena apontam um cenário maior, com 137 índios assassinados em 2015. No entanto, a pasta não detalha os casos registrados.
Para o CIMI, pesquisadores e o Ministério Público Federal, a situação está cada vez mais grave no país porque o Brasil não avança nos processos de demarcação e homologação das áreas indígenas. Ao todo, 654 terras indígenas aguardam providências do poder público, sendo que 42 delas estão localizadas em Mato Grosso.
"O Ministério da Justiça tem sob suas mãos vários atos de reconhecimento de terras indígenas que precisam ser homologados. A Funai [Fundação Nacional do Índio] tem vários processos e grupos de trabalho em andamento que precisam também ser agilizados", afirmou o subprocurador-geral da República, Luciano Maia.
E)Qual a opinião de vocês? Achamos errado as pessoas criticarem os povos indígenas pelo fato de eles estarem apenas buscando seus direitos,como qualquer outra pessoa.
É um absurdo esses povos sofrerem qualquer tipo de violência ou maus tratos.
Comentários
Postar um comentário