O Presidente Juscelino Kubitschek-kauã

O Presidente Juscelino Kubitschek
1- Pesquisar e escrever explicando a respeito da biografia (vida) de Juscelino?

Juscelino Kubitschek nasceu em Diamantina – MG, em 12 de setembro de 1902. A primeira profissão que exerceu foi de telegrafista até formar-se em Medicina, em 1927. Tornou-se cirurgião e, em Paris, especializou-se em urologia. Em 1933, Kubitschek assumiu a chefia do gabinete civil do interventor Benedito Valadares no governo do Estado de Minas Gerais. Em 1935, Juscelino assumiu o cargo de Deputado Federal do qual foi deposto com o Golpe de 1937 com a implantação do Estado Novo. Assim, voltou a atuar como médico no Hospital Militar de Belo Horizonte.Em fevereiro de 1940, Juscelino Kubitschek foi nomeado prefeito de Belo Horizonte, função que assumiu a revelia, pois pretendia continuar exercendo o ofício de médico. Atuou concomitantemente nas funções de médico e de prefeito. Somente em 1945 abandonou a medicina para atuar exclusivamente como político, nesse ano também atuou intensamente na formação do Partido Social Democrático (PSD). Em Belo Horizonte realizou importantes obras de infraestrutura e construiu o conjunto arquitetônico da Pampulha projetado por Oscar Niemeyer. Juscelino foi afastado da prefeitura devido à deposição de Getúlio Vargas, assim como os demais prefeitos na época.
2- Pesquisar e escrever explicando a respeito da construção de Brasília.

Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.)

3- Pesquisar em dois ou mais jornais. O que diziam os jornais sobre aconstrução de Brasília? O que diziam os jornais sobre Juscelino? Inserir imagens de jornais. Identificar o jornal e quem escreveu (referências). Mínimo 10 linhas.

Nos jornais falavam
''garantir o direito dos trabalhadores e proteger a industria nacional''
''Brasil saudá os trabalhadores,os sindicatos organizares operaria pela passagem do 1 de maio,grande data solidariedade internacional do proletário''

  • ultima hora usado






4- Identifique e explique os pontos positivos e os negativos do Governo JK.

Pontos positivos: O Plano de Metas, que estabelecia 31 objetivos para serem cumpridos durante seu mandato, otimizando principalmente os setores de energia e transporte (com 70% do orçamento), indústrias de base, educação e alimentação. Os dois últimos não foram alcançados, mas isso passou despercebido diante de tantas melhorias proporcionadas por JK; Criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), implantando várias indústrias de automóvel no país; Criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear; Expansão das usinas hidrelétricas para obtenção de energia elétrica, com a construção da Usina de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, na Bahia e das barragens de Furnas e Três Marias; Criação do Grupo Executivo da Indústria de Construção Naval (Geicon); Abertura de novas rodovias, como a Belém-Brasília, unindo regiões até então isoladas entre si; Criação do Ministério das Minas e Energia, expandindo a indústria do aço; Criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)

Pontos negativos: os nacionalistas diziam q a política econômica de juscelino tinha vantagem de ser modernizadora, mas o defeito de ser desnacionalizadora. o fato é q até hoje o nacionalismo e a nacionalização da economia são modelos econômicos discutidos na sociedade. nesse contexto, os gastos com as grandes obras públicas contribuíram para aumentar os índices de inflação, prejudicando os assalariados, que reivindicavam reajustes. A construção de Brasília, pois a grande dívida que o Brasil sempre penou para pagar os juros foi provenientes dessa obra. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.

5- Inserir duas ou mais imagens com legendas sobre o governo Juscelino.


Comentários