Presidente Juscelino Kubitschek- Cíntia Torres e Giovana Costa

O Presidente Juscelino Kubitschek


1- Pesquisar e escrever explicando a respeito da biografia (vida) de
Juscelino.
Juscelino Kubitschek (1902-1976) ex-presidente do Brasil governou entre 1956 e 1960. Durante seu mandato construiu Brasília, a nova capital do País, inaugurada no dia 21 de abril de 1960.
Juscelino Kubitschek (1902-1976) nasceu na cidade de Diamantina, em Minas Gerais, no dia 12 de setembro de 1902. Filho do caixeiro-viajante João César de Oliveira e da professora Júlia Kubitschek. Ficou órfão de pai aos três anos de idade. Estudou no Seminário de Diamantina, onde concluiu o curso de humanidades. Em 1919, presta concurso público para telegrafista e no ano seguinte vai morar em Belo horizonte.
Em 1922, ingressa no curso de Medicina da Universidade Federal de Belo Horizonte. Em 1927, conclui o curso. Estudou cirurgia em Paris com o professor Maurice Chevassu e estagiou no hospital Charité de Berlim em 1930. De volta à Minas Gerais, casou-se com Sara Lemos em 1931. Foi nomeado capitão-médico da polícia mineira, chefiando o hospital de sangue de Passa Quatro, onde se destaca como cirurgião durante a revolução 1932.

2- Pesquisar e escrever explicando a respeito da construção de Brasília.
Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A ideia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

3- Pesquisar em dois ou mais jornais. O que diziam os jornais sobre a
construção de Brasília? O que diziam os jornais sobre Juscelino? Inserir imagens de jornais. Identificar o jornal e quem escreveu (referências). Mínimo 10 linhas.

Que a nova capital já esta em marcha, não há mais dúvida; basta raciocinar sobre as verbas, já em aplicação ou programadas para o Planalto Central, verbas estas pelo seu vulto inédito para região e cuja obtenção seria difícil ou mesmo impossível, se no fundo não constituíssem inversões do mais alto interesse nacional como medida preliminar e essencial para o incio da construção de brasília.
(Jornal de Brasilia-Correio da manha RJ-Ano 1954\Edição 18883 )


Belo horizonte, 4 (da sucursal) - os ademaristas dessa capital aguardam, sábado, a chegada do governo paulista, aqui vem para inaugurar o direito municipal P.S.P. também o senhor Blas Fortes virá a belo horizonte, a Ala moça do P.S.D. lhe prepara um almoço de solidariedade. Quanto ao sr. Juscelino Kubitschek , cuja viagem já foi anunciada, a qualquer momento chegara dizendo-se que durante sua estada aqui, traçara o programa das convenções pessedistas através dos municípios mineiros.
(correio da manha RJ-Ano 1950\Edição 17425)

4- Identifique e explique os pontos positivos e os negativos do Governo JK.
  • Pontos positivos: O Plano de Metas, que estabelecia 31 objetivos para serem cumpridos durante seu mandato, otimizando principalmente os setores de energia e transporte (com 70% do orçamento), indústrias de base, educação e alimentação. Os dois últimos não foram alcançados, mas isso passou despercebido diante de tantas melhorias proporcionadas por JK; Criação do Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA), implantando várias indústrias de automóvel no país; Criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear; Expansão das usinas hidrelétricas para obtenção de energia elétrica, com a construção da Usina de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, na Bahia e das barragens de Furnas e Três Marias; Criação do Grupo Executivo da Indústria de Construção Naval (Geicon); Abertura de novas rodovias, como a Belém-Brasília, unindo regiões até então isoladas entre si; Criação do Ministério das Minas e Energia, expandindo a indústria do aço; Criação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Fundação de Brasília.

  • Pontos negativosos nacionalistas diziam que a política econômica de Juscelino tinha vantagem de ser modernizadora, mas o defeito de ser desnacionalizadora. O fato é que até hoje o nacionalismo e a nacionalização da economia são modelos econômicos discutidos na sociedade. 
    A construção de Brasília, foi a grande dívida que o Brasil sempre penou para pagar os juros foi provenientes dessa obra. 

5- Inserir duas ou mais imagens com legendas sobre o governo Juscelino.

Resultado de imagem para governo de juscelino kubitschekResultado de imagem para governo de juscelino kubitschek

 Projeto de Juscelino kubitschek                                                        O governo JK

Comentários