União dos povos indiginas
A)União dos povos Indigenas de manaus
-MUITOS ÍNDIOS SOFREM CRÍTICAS E AGRESSÕES SIMPLESMENTE POR TEREM INCORPORADO HÁBITOS E TECNOLOGIAS NÃO-INDÍGENAS AO SEU DIA A DIA.
-OS ÍNDIOS, COMO CADA UM DE NÓS, SÃO DONOS DE SUAS IDENTIDADES E INCORPORAM O QUE QUISEREM DO MUNDO QUE OS RODEIA.
"Se há 500 anos falavam que os índios não tinham alma, hoje estão dizendo que eles não têm direitos.
Estamos vivendo uma conjuntura muito grave, onde não há espaço para divergências entre nós. Esse é o momento da união.
OS ÍNDIOS, COMO CADA UM DE NÓS, SÃO DONOS DE SUAS IDENTIDADES E INCORPORAM O QUE QUISEREM DO MUNDO QUE OS RODEIA, SEM DEIXAR DE SER ÍNDIOS.
“A gente vê um momento de retrocesso de nossos direitos. Os colonizadores chegaram no Brasil e levaram nossas riquezas naturais e causaram destruição cultural. O que eles têm que fazer é devolver para nós,Disseram eles.
Aqui vivem os mais abandonados. Há apenas 7-8 padres. Tribos índias, exploradas pelo comércio, maus tratos, escravidão, se retiram no fundo das florestas.
As casas delas são incendiadas, mulheres e filhas roubadas experimentam sofrimentos e até a morte. Daí, do lado delas, também as vinganças sangrentas.
B) Pesquisar e escrever sobre os símbolos de união dos Povos Indígenas.
“Feixe de vara”, símbolo de união e resistência dos povos indígena de Manaus é entregue à nova Coordenação da COIAB

A Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima Telma Marques entregou o feixe de vara à nova Coordenação composta pelos representantes indígenas: Coordenador Geral, Maximiliano Correia Menezes, povo Tukano (Amazonas/Rio Negro), Vice- coordenador Lourenço Milhomen, do povo Krikati (Maranhão), João Neves Silva, do povo Galibi Maworo (Amapá) e Francinara Soares, do povo Baré (Amazonas/Rio Negro).
Ypara Korá

Os desenhos do Ypara Korá são baseados na pele das cobras. Costumam apresentar formas de losango e de quadrado.
Filtro dos Sonhos

Filtro dos sonhos é um símbolo indígena americano. Simboliza proteção e também é conhecido como Teia dos Sonhos.
C) Escolher 5 palavras-chaves e o significado de cada uma.
União: significa a associação ou combinação de vários elementos, semelhantes ou diferentes, com o intuito de formar um conjunto.
União é o ato ou efeito de se unir duas ou mais partes distintas. Uma união pode acontecer de diversas formas, como a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum, por exemplo.
Povos: A palavra povo deriva do termo latim populuse permite fazer referência a conceitos diversos: os habitantes de uma certa região, a população em geral, uma povoação de menor tamanho que uma cidade e à classe baixa de uma sociedade.
O povo pode ser por tanto o conjunto de habitantes de uma nação, região ou país (“O povo português”).
Indígenas: São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.
Símbolos: O termo símbolo, com origem no grego (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objeto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano.
Aldeia: Pequena povoação, de categoria inferior à de vila.
Povoação de indígenas.
D) Identificar e escrever explicando sobre 3 casos de violência contra Indígenas
A violência contra povos indígenas aumentou. Essa é a conclusão das análises feitas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre dados coletados no ano de 2016. As informações estão no Relatório “Violência Contra Povos Indígenas do Brasil” divulgado nesta quinta-feira (5).

De acordo com o relatório, os homicídios aumentaram de 54 em 2015 para 56 no ano seguinte. Em relação ao suicídio, em 2016 foram 106 casos, 19 a mais que no ano anterior, com crescimento significativo na região do Alto Solimões. Já sobre a mortalidade infantil, os dados são mais alarmantes: foram 136 casos a mais, passando de 599 para 735 mortes de crianças de zero a cinco anos, sendo grande parte dos casos verificados no povo yanomami.
VIOLÊNCIA CONTRA OS POVOS INDÍGENAS: UMA REALIDADE CRESCENTE
Foram cometidos 60 homicídios contra indígenas no Brasil em 2012. O maior número ocorreu em Mato Grosso do Sul, que contabilizou 37 casos

A maioria das formas de violência cometidas contra os povos indígenas aumentou em 2012. Um crescimento de 237% foi constatado somente no ano passado na categoria “violência contra a pessoa”, que engloba ameaças de morte, homicídios, tentativas de assassinato, racismo, lesões corporais e violência sexual, quando comparado com os casos registrados em 2011. A categoria “vítimas de violência” teve um aumento de 76%. Os dados foram trazidos à tona em relatório lançado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).
Segundo a pesquisa, foram cometidos 60 homicídios contra indígenas no Brasil no ano passado, o que representa nove mortes a mais do que no ano anterior. O maior número ocorreu em Mato Grosso do Sul, que contabilizou 37 casos, seguido de Maranhão e Bahia, com sete e quatro casos, respectivamente. Segundo o Cimi, nos últimos dez anos ocorreram cerca de 563 assassinatos de índios em todo o país.
MS registra 45 casos de violência contra indígenas em 2016, aponta Cimi
Número é o maior entre as unidades da federação. Relatório do Cimi foi divulgado nesta quinta-feira (5).
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/06/15/caarapo_6.png)
Suicídios
O estado também foi um das áreas do país que registraram mais casos de suicídios de indígenas em 2016. De acordo com o Cimi, das 106 ocorrências no Brasil, 30 foram em Mato Grosso do Sul.
E) Qual a opinião de vocês?
Os povos indígenas em geral respeitam e praticam muito suas culturas.
Os índios estão buscando seus direitos, e isso tem aumentando os confrontos entre Índios e brancos cada vez mais.
Comentários
Postar um comentário