União dos povos indígenas
Pesquisar e realizar resumo em forma de tópicos sobre:
a) União dos povos indígenas de Manaus.
b) pesquisar e escrever sobre os simbolos de união dos povos indígenas
c) Escolher 5 palavras-chaves e o significado de cada uma.
d) Indentificar e escrever explicando sobre 3 casos de violência contra indígenas.
Pesquisar e realizar resumo em forma de tópicos sobre:
a) União dos povos indígenas de Manaus.
- Na semana seguinte à aprovação da PEC 215/00 pela Comissão Especial na Câmara dos Deputados, os representantes indígenas presentes à Etapa Regional de Manaus da I Conferência Nacional de Política Indigenista foram unânimes em apontar um caminho para o futuro: a união entre todos os povos a fim de superar os desafios que se colocam aos direitos indígenas, diante da atual conjuntura no país.
- A população indígena de Manaus é sete mil indivíduos, espalhados pelas quatro zonas cidade, de acordo com Censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, mas novas pesquisas indicam que podem ser mais de 10 mil.b) Pesquisar e escrever sobre os símbolos de união dos povos indígenas
b) pesquisar e escrever sobre os simbolos de união dos povos indígenas
- Ypara Korá; Os desenhos do Ypara Korá são baseados na pele das cobras. Costumam apresentar formas de losango e de quadrado. Esses símbolos significam acolhimento, ou seja, que as suas casas estão sempre disponíveis para acolher os parentes que vem de longe.
- Ypara Ixy;Os desenhos em zigue-zague do Ypara Ixy, por sua vez, assemelham-se ao movimento das cobras. Além desses desenhos há, ainda, outros que são utilizados. São exemplos os padrões de borboleta e de coração. O padrão de borboleta significa o sentimento de gratidão pela liberdade. Os índios prezam a liberdade e a comparam ao voo das borboletas. O padrão de coração é utilizado entre os guaranis para decorar cestos para presentear pessoas com problemas cardíacos.
- Filtro dos sonhos; Filtro dos sonhos é um símbolo indígena americano. Simboliza proteção e também é conhecido como Teia dos Sonhos. Isso porque esse objeto funciona como teias de caçar sonhos. Para tanto, deve ser pendurado sobre a cama ou num local que receba luz solar.Dessa forma, o filtro dos sonhos consegue apanhar os pesadelos e deixá-los presos até o dia amanhecer, sendo de seguida destruídos pela luz do Sol.
- Símbolos Maori; As tatuagens dos índios da Nova Zelândia, as chamadas mokas, são consideradas sagradas.Elas realçam a identidade dos maori, e muitos dos desenhos utilizados por eles, símbolos maori, relacionam-se com a natureza. A arraia, por exemplo, representa sabedoria e proteção.
c) Escolher 5 palavras-chaves e o significado de cada uma.
- Terras Indígenas Tradicionalmente Ocupadas: São as terras indígenas de que trata o art. 231 da Constituição Federal de 1988, direito originário dos povos indígenas, cujo processo de demarcação é disciplinado pelo Decreto n.º 1775/96.
- Reservas Indígenas: São terras doadas por terceiros, adquiridas ou desapropriadas pela União, que se destinam à posse permanente dos povos indígenas. São terras que também pertencem ao patrimônio da União, mas não se confundem com as terras de ocupação tradicional. Existem terras indígenas, no entanto, que foram reservadas pelos estados-membros, principalmente durante a primeira metade do século XX, que são reconhecidas como de ocupação tradicional.
- Terras Dominiais: São as terras de propriedade das comunidades indígenas, havidas, por qualquer das formas de aquisição do domínio, nos termos da legislação civil.
- Interditadas: São áreas interditadas pela Funai para proteção dos povos e grupos indígenas isolados, com o estabelecimento de restrição de ingresso e trânsito de terceiros na área. A interdição da área pode ser realizada concomitantemente ou não com o processo de demarcação, disciplinado pelo Decreto n.º 1775/96.
d) Indentificar e escrever explicando sobre 3 casos de violência contra indígenas.
- De acordo com a Constituição Federal, todas as terras tradicionais indígenas deveriam ter sido demarcadas até 1993, cinco anos após a promulgação da Constituição. No entanto, de acordo com o levantamento do Cimi, de 31 de agosto de 2016, 654 terras indígenas no Brasil aguardam atos administrativos do Estado para terem seus processos demarcatórios finalizados. Esse número corresponde a 58,7% do total das 1.113 terras indígenas do país.
- Observa-se que, do total dessas 654 terras indígenas com pendências administrativas para terem finalizados os seus procedimentos demarcatórios, 348 terras – ou seja, pouco mais da metade (53%) – não tiveram quaisquer providências administrativas tomadas pelos órgãos do Estado até hoje. O maior número de terras nessa etapa Sem Providências concentra-se no Amazonas (130), seguido pelo Mato Grosso do Sul (68) e pelos estados de Rio Grande do Sul (24) e Rondônia (22).
e) Qual é a opinião de vocês?
Acho que todos somos humanos e devemos ter os mesmos direitos.
Acho que todos somos humanos e devemos ter os mesmos direitos.
Comentários
Postar um comentário