História da Coreia do Norte
1- Como surgiu o país chamado Coreia do Norte?
A história da Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.
A paz se mantinha fragilmente e em 25 de junho de 1950 a Coreia do Norte tentou a unificação do país avançando rumo à chamada Coreia do Sul, dominada por tropas americanas e deu início a uma grande guerra, envolvendo China e União Soviética de um lado e os Estados Unidos do outro. Em 27 de julho de 1953 foi assinado um armistício entre o comandante do exército norte-coreano e um representante da ONU, criando uma zona desmilitarizada entre os dois países.
Um regime de partido único tal qual o soviético foi implantado no país e tem sido assim até hoje.
2- Onde está localizada a Coreia do Norte?
Localizada no leste do continente asiático, a Coreia do Norte limita-se com a Coreia do Sul (ao sul), Rússia (a nordeste) e China (a oeste), além de ser banhada pelo oceano Pacífico. Seu território está situado a leste do meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental), ao norte da linha do Equador (Hemisfério Setentrional), além de estar entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, pertencendo, portanto, à Zona Climática Intertropical.
3- Como é o regime político desse país?
A Coreia do Norte é regida sob um governo Juche autodeclarado com um acentuado culto de personalidade organizado em volta de Kim Il-sung (o fundador da Coreia do Norte e o primeiro presidente do país). Após a morte de Kim Il-sung, em 1994, ele foi substituído por Kim Jong il, foi sepultado no Palácio Memorial de Kumsusan, no centro de Pyongyang.
Atualmente, o chefe do executivo de facto é Kim Jong-un, que é considerado o Presidente da Coreia do Norte. A legislação norte-coreana é a Suprema Assembleia Popular, que é presidida pelo Presidente da Republica. Outra figura sênior do governo é o primeiro-ministro Pak Pong-ju.
Ao contrário do que diz o senso comum, a Coreia do Norte não é um Estado uni partidário. Possui 679 parlamentares de três partidos, além de 8 parlamentares independentes, eleitos nas últimas eleições, realizadas em 9 de março de 2014. O Partido dos Trabalhadores da Coreia elegeu a esmagadora maioria do plenário (607 parlamentares). A Frente Democrática de Reunificação da Pátria é uma coligação do Partido dos Trabalhadores da Coreia e outros dois partidos menores, o Partido Social-Democrata da Coreia e o Partido Chondoista Chongu. Estes partidos nomeiam todos os candidatos para cargos e ocupam a maioria dos assentos da Assembleia Popular Suprema.
4- No que é baseada a encomia da Coreia? Quais são os principais produtos desta economia?
A Coreia do Norte possui uma economia extremamente fechada e centralizada, pois seu sistema econômico enquadra-se dentro do modelo socialista. A economia é totalmente controlada pelo governo. O setor industrial é pouco eficiente em função, principalmente, dos baixos investimentos e falta de concorrência. O país também enfrenta sérios problemas no setor agrícola, encontrando escassez de diversos tipos de alimentos. A infraestrutura do país é pouco desenvolvida, pois também não conta com investimentos. Como há controle de salários no país, grande parte da população possui renda baixa (para os padrões dos países capitalistas desenvolvidos) e semelhante. Portanto, não há desigualdades econômicas significativas na população. O governo norte-coreano aloca grande parte dos recursos arrecadados em investimentos militares. O país possui pouco contato comercial com outras nações, pois não está inserido no mercado globalizado.
- Principais produtos agropecuários produzidos: arroz, milho, batata, soja, leguminosas, bovinos, suínos, carne de porco, ovos.
- Principais produtos industrializados produzidos: equipamentos militares, máquinas, produtos químicos e tecidos.
- Principais produtos exportados: minerais, equipamentos militares, gêneros agrícolas e peixes.
- Principais produtos importados: máquinas, tecidos, cereais e petróleo.
5- Pesquise e escreva sobre os testes de misseis e bomba H.
O último teste realizado pela Coreia do Norte foi em setembro do ano passado, mais uma vez em desafio a resoluções da ONU. Nos últimos meses, o país disse ter desenvolvido mísseis capazes de atingir o território dos EUA e já disparou um foguete que voou sobre o Japão.
Autoridades da Coreia do Sul disseram que o teste foi realizado no campo de Punggye-ri e que o "terremoto artificial" gerado pela explosão foi quase 10 vezes mais poderoso que o detectado no teste de setembro.
Pyongyang anunciara ter desenvolvido uma bomba de hidrogênio miniatura para ser usada em mísseis. O líder do país comunista, Kim Jong-un, disse ser um novo tipo de artefato nuclear.
6- Inserir duas imagens sobre a Coreia do Norte.


Comentários
Postar um comentário