União dos povos indígenas
Pesquisar e realizar resumo em forma de tópicos sobre:
a) União dos povos Indígenas de manaus:
- Na semana seguinte à aprovação da PEC 215/00 pela Comissão Especial na Câmara dos Deputados, os representantes indígenas presentes à Etapa Regional de Manaus da I Conferência Nacional de Política Indigenista foram unânimes em apontar um caminho para o futuro: a união entre todos os povos a fim de superar os desafios que se colocam aos direitos indígenas, diante da atual conjuntura no país.
- "A PEC 215 vem para nos massacrar e, nesse momento, sabemos que nossa resistência é árdua e, por isso, precisamos nos unir. Unidos temos mais força e precisamos ter força para que as futuras gerações possam viver como nós. Está na hora de o Estado brasileiro nos ver e nos ouvir", destacou Nara Baré, representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)."Se há 500 anos falavam que os índios não tinham alma, hoje estão dizendo que eles não têm direitos. Estamos vivendo uma conjuntura muito grave, onde não há espaço para divergências entre nós. Esse é o momento da união. A Conferência Nacional vem para reivindicarmos nossos direitos e é um momento para o Estado brasileiro dizer ao mundo que esse é um país multicultural e plural e não mais integracionista e genocida", complementou Paulino Montejo, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
b)Pesquisar e escrever sobre os símbolos de união dos povos indígenas.
- Ypara Korá: Esses símbolos significam acolhimento, ou seja, que as suas casas estão sempre disponíveis para acolher os parentes que vem de longe.
- Os desenhos em zigue-zague do Ypara Ixy, por sua vez, assemelham-se ao movimento das cobras. O padrão de borboleta significa o sentimento de gratidão pela liberdade. Os índios prezam a liberdade e a comparam ao voo das borboletas. O padrão de coração é utilizado entre os guaranis para decorar cestos para presentear pessoas com problemas cardíacos.

- Filtro dos sonhos é um simbolo Indígena americano. Simboliza proteção e também é conhecido como Teia dos Sonhos.
- A arraia, por exemplo, representa sabedoria e proteção.
c)Escolher 5 palavras-chaves e o significado de cada uma.
- Alimentação indígena: Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.
- Indígenas: São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza. A expressão povo indígena, literalmente "originário de determinado país, região ou localidade; nativo", é muito ampla, abrange povos muito diferentes espalhados por todo o mundo. Em comum, têm o fato de que cada um se identifica com uma comunidade própria, diferente acima de tudo da cultura do colonizador.
- União: União significa a associação ou combinação de vários elementos, semelhantes ou diferentes, com o intuito de formar um conjunto. União é o ato ou efeito de se unir duas ou mais partes distintas. Uma união pode acontecer de diversas formas, como a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum, por exemplo.
- Povos: Povo é, usualmente, concebido como um conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação.
- Tribo: Grupo social da mesma etnia, que vive em comunidade sob a autoridade de um ou mais chefes e compartilha a mesma língua e os mesmos costumes (tribo indígena).
d) Identificar e escrever explicando sobre 3 casos de violência contra indígenas.
- Conforme o relatório, foi registrada ainda uma ameaça em Mato Grosso, contra o povo Kanela, que mora na Terra Indígena de mesmo nome, em Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, e um caso de racismo praticado contra tribos de varias etnias que moram na Terra Indígena do Xingu, em Santa Cruz do Xingu, a 994 km da capital. Uma ocorrência de lesão corporal dolosa é apontada pelo levantamento no estado, quando um índio da etnia Xavante foi vítima de espancamento em Bom Jesus do Araguaia, município a 983 km de Cuiabá. Mato Grosso também contabilizou um caso de violência sexual contra uma criança indígena. Ela teria sido abusada pelo pai adotivo, na casa onde residia, em Cuiabá.
- Observa-se que, do total dessas 654 terras indígenas com pendências administrativas para terem finalizados os seus procedimentos demarcatórios, 348 terras – ou seja, pouco mais da metade (53%) – não tiveram quaisquer providências administrativas tomadas pelos órgãos do Estado até hoje. O maior número de terras nessa etapa Sem Providências concentra-se no Amazonas (130), seguido pelo Mato Grosso do Sul (68) e pelos estados de Rio Grande do Sul (24) e Rondônia (22).
- Em todo o país, segundo o relatório, 54 índios foram assassinados. Já os números oficiais da Secretaria Especial de Saúde Indígena apontam um cenário maior, com 137 índios assassinados em 2015. No entanto, a pasta não detalha os casos registrados.Para o CIMI, pesquisadores e o Ministério Público Federal, a situação está cada vez mais grave no país porque o Brasil não avança nos processos de demarcação e homologação das áreas indígenas. Ao todo, 654 terras indígenas aguardam providências do poder público, sendo que 42 delas estão localizadas em Mato Grosso."O Ministério da Justiça tem sob suas mãos vários atos de reconhecimento de terras indígenas que precisam ser homologados. A Funai (Fundação Nacional do Índio) tem vários processos e grupos de trabalho em andamento que precisam também ser agilizados", afirmou o subprocurador-geral da República, Luciano Maia.
e)Qual a opinião de vocês? As tribos indígenas ainda acabam sofrendo vários tipos de preconceitos na sociedade, apesar de viverem fora do ambiente urbano, muitas pessoas implicam com eles.
Ainda falta muitas leis para eles se tornarem parte da sociedade e também bastante conscientização da parte deles para respeita-las.
Nós que temos uma cultura totalmente diferente da deles, devemos respeita-los e vice versa , porém eu acho que não estamos preparados para viver com uma cultura tão desatualizada.
Comentários
Postar um comentário