Antes do sudeste asiático o Japão havia invadido e conquistado a China desde 1937
Estados Unidos e Japão
Lawrence Sondhaus
Bruno e Felipe
- Por que os Estados unidos se juntou ao Japão?
R= Durante as duas décadas anteriores ao início da Primeira Guerra Mundial,
Estados Unidos e Japão juntaram-se ao grupo das grandes potências, antes
limitado a países europeus.
Estados Unidos e Japão juntaram-se ao grupo das grandes potências, antes
limitado a países europeus.
Escreva um texto para responder a questão acima. Considerando introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução
a. Durante as duas décadas anteriores ao início da Primeira Guerra Mundial, Estados Unidos e Japão juntaram-se ao grupo das grandes potências, antes limitado a países europeus. A estruturação de uma moderna marinha de guerra (a partir de 1883) abriu caminho para uma espetacular vitória na Guerra Hispano-Americana (1898), em que os norte-americanos adquiriram as Filipinas, Guam e Porto Rico.
b. Desenvolvimento
Durante as duas décadas anteriores ao início da Primeira Guerra Mundial, Estados Unidos e Japão juntaram-se ao grupo das grandes potências, antes limitado a países europeus. A estruturação de uma moderna marinha de guerra (a partir de 1883) abriu caminho para uma espetacular vitória na Guerra Hispano-Americana (1898), em que os norte-americanos adquiriram as Filipinas, Guam e Porto Rico. A ação militar estadunidense libertou Cuba do controle espanhol e, em 1903, a diplomacia dos canhões ajudou a libertar o Panamá da
Colômbia; ambos tornaram-se dependentes dos Estados Unidos: os cubanos cederam uma base naval na baía de Guantânamo e os panamenhos deram aos norte-americanos o controle da Zona do Canal, onde foi construído o canal do Panamá (1903-1914). Os Estados Unidos também anexaram o Havaí em 1898. Do mesmo modo, o poderio naval japonês facilitou vitórias na Guerra Sino-Japonesa (1894-1895) e na Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), cujo resultado foi a anexação de Taiwan, o sul de Sakhalin e esferas de influência na Coreia e na Manchúria, incluindo uma base naval em Port Arthur. A guerra contra os russos confirmou a ascensão do Japão como grande potência, bem como expôs as fraquezas da Rússia. O Japão anexou a Coreia em 1910, e quatro anos depois usou sua aliança britânica como pretexto para entrar na Primeira Guerra Mundial. Em 1905, os japoneses aceitaram que Theodore Roosevelt atuasse como mediador do Tratado de Portsmouth, que pôs ponto final à guerra com os russos, mas depois as relações entre Japão e Estados Unidos azedaram. Embora os dois países fossem aliados na Primeira Guerra, o resultado do conflito os colocou em rota de colisão no Pacífico.
c. Conclusão.
Em menos de 40 anos, o Japão se transformou de país feudal isolado em grande potência moderna, embora tivesse a menor base industrial entre as grandes potências. A fim de se manter entre as nações mais poderosas do mundo, o país teria de devotar uma porção bem maior de recursos às forças armadas, e conseguiu fazer isso graças à capacidade de seu governo autoritário de extrair o máximo de sua patriótica população, que, a despeito das condições em que vivia, continuava disposta a suportar o fardo em apoio aos objetivos da nação. Na verdade, manifestações contra a paz em Tóquio ao término da Guerra Russo-Japonesa indicavam que o povo não apenas apoiava uma ambiciosa política externa, mas preferia fazer sacrifícios ainda maiores a aceitar espólios de guerra menores que os previstos.
Listar e dar o significado de dicionário para 4 palavras.
Efêmera - Efêmera é o mesmo que efêmero, um termo grego que significa “apenas por um dia”. Refere-se a algo passageiro, transitório, de curta duração. Todas as coisas que são efêmeras têm a característica de não durarem muito, de acabarem passado pouco tempo. Na natureza, existem flores que duram apenas um dia.
Ardor-calor forte, intenso.
Isolacionista - Isolacionismo no Japão é o exemplo mais longevo de tal prática de fechamento em relação ao externo. Durante cerca de 300 anos o Japão manteve um sistema, chamado Sakoku, que proibia explicitamente a entrada de estrangeiros no país e também a emigração dos nativos.
Corporificou - ransitivo direto, bitransitivo e intransitivo e pronominal dar ou adquirir corpo; dar ou ganhar materialidade; transformar(-se) [em algo concreto].
Referências. Sondhaus. Lawrence, primeira guerra mundial historia completa, editora contexto
Comentários
Postar um comentário