Andriny e Juliana- HPV



a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?

Durante mais de um século e meio estudiosos procuraram, sem sucesso, determinar o agente causador do câncer do colo do útero, doença reconhecidamente ligada à atividade sexual. Foi somente no final dos anos 70 do século passado que inúmeras pesquisas, entre as quais se sobressaíram às realizadas por Harald zur Hausen, vencedor por este motivo do prêmio Nobel de Medicina em 2009, conseguiram caracterizar o Papilomavírus humano (HPV) como elemento essencial na gênese desta importante e frequente neoplasia.



b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas.

HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.



c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada?



A vacina estimula a produção de anticorpos. Assim, essas células de defesa estarão preparadas para combater a doença em suposto contato com o HPV.


vacina contra o HPV faz parte do calendário de vacinação, sendo gratuita no SUS para meninas e meninos entre os 9 e os 14 anos de idade. A 2ª dose deve ser tomada em uma unidade de saúde 6 meses após a primeira ou numa segunda temporada de vacinação promovida pelo SUS.


d) Quais são as contra indicações da vacina?


A vacina está contra-indicada para gestantes, indivíduos acometidos por doenças agudas e com hipersensibilidade aos componentes (princípios ativos ou excipientes) de imunobiológicos.


e) Como usar a vacina?


A aplicação no SUS atualmente é feita em duas etapas. A segunda dose é aplicada depois de seis meses da primeira, antes o esquema previa três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira e a terceira cinco anos depois.



f) Quais são as precauções a vacina?


Para evitar a contaminação pelo HPV recomendam-se os seguintes cuidados:                Uso de camisinha masculina, para todos os tipos de relações sexuais (oral, anal, genital); Uso de camisinha feminina; Vacina quadrivalente (previne contra o HPV 6,11,16 e 18) ou bivalente (previne contra o HPV 16 e 18); Rotina do exame preventivo (Papanicolau); Evitar fumar, beber em excesso e usar drogas, pois essas atividades debilitam o sistema de defesa do organismo, tornando a pessoa mais susceptível ao HPV.
g) Quais são as principais dúvidas sobre a vacina?

As principais dúvidas são: Como a vacina funciona e a vacina contra o HPV é oferecida no SUS?


h) Existem notícias falsas sobre a vacina? Pesquise e explique.


As notícias falsas, chamadas fake news, são empecilho para o aumento da cobertura vacinal do HPV, de acordo com o Ministério da Saúde. Para ampliar o número de adolescentes vacinados e esclarecer a importância da vacina, a pasta quer aproveitar o início das aulas nas escolas para conscientizar jovens e responsáveis. A recomendação é que eles estejam atentos à atualização da caderneta de vacinação.
O problema das fake news não é apenas do Brasil. No início do mês, o Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC) vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um comunicado alertando para o problema e afirmando que a vacina é segura e indispensável para eliminar o câncer de colo do útero.


Referências:






Comentários