Bruna e Leonardo - Febre Amarela


Febre amarela






Resultado de imagem para Febre amarela




a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?

A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação.A primeira vacina de que se tem registro foi criada por Edward Jenner no século XVIII.A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas tornavam-se imunes à varíola. 

b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas.


A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Os sintomas iniciais da febre amarela são início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza

c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada?



A vacina contra febre amarela é aplicada via subcutânea, na região do braço. O efeito protetor ocorre a partir do décimo dia depois de tê-la tomado e garante imunidade por pelo menos 10 anos. Ela age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra o vírus. A orientação sobre a dose da vacina contra febre amarela foi atualmente reformulada. Anteriormente, após tomar a vacina pela primeira vez era necessário receber a segunda dose depois de 10 anos. No entanto, com a nova regra indica que uma pessoa que já tomou a vacina contra febre amarela não precisa se revacinar, mesmo que esta dose tenha sido ministrada há mais de 10 anos. As únicas exceções são para pessoas que tomaram a dose fracionada da vacina e para crianças de 9 meses a 5 anos de idade.
d) Quais são as contra indicações da vacina?
A vacina é contraindicada nos seguintes casos:

 - Crianças menores 6 meses de idade.

- Doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde.

- Histórico de reações anafiláticas a ovos de galinha e seus derivados, gelatina, eritromicina e canamicina.

- Gestantes, a não ser em situação epidemiológica com alto risco de exposição, seguindo recomendações expressas das autoridades de saúde.

- Imunodeficiência congênita ou secundária por doença (neoplasias, AIDS e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou por tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia etc.).

e) Como usar a vacina?


Já o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam apenas uma dose da vacina, sem a necessidade de reforço, para quem mora ou viaja para as áreas endêmicas. A dose única deve ser administrada aos nove meses de idade ou posteriormente caso a imunização não seja feita nesta época.

f) Quais são as precauções a vacina?


Há situações que precisam de avaliação médica, pois o risco-benefício da vacina deve ser considerado, como:
  • Crianças entre seis meses e oito meses de idade;
  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Gestantes;
  • Mulheres amamentando crianças menores de seis meses de idade;
g) Quais são as principais dúvidas sobre a vacina?


A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos). Há dois tipos da doença:
  • Febre amarela urbana: ocorre em regiões urbanas e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O último caso de febre amarela urbana registrado no Brasil ocorreu em 1942;
  • Febre amarela silvestre: aparece em regiões de matas e ambientes silvestres, sendo transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. Desde 2016, o Brasil vive um surto de febre amarela silvestre.
h) Existem notícias falsas sobre a vacina? Pesquise e explique.

De modo geral, a vacina da febre amarela é indicada para todos entre seis meses e 59 anos de idade, mas as excessões à vacina não são simples de serem estabelecidas e podem confundir profissionais. Soma-se a isso o fato de que notícias falsas também atingem profissionais de saúde, que acabam ficando ainda mais confusos sobre as indicações.




Referências:

http://saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao

https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/16664-vacina-contra-febre-amarela

https://portal.fiocruz.br/pergunta/quais-sao-contraindicacoes-da-vacina-contra-febre-amarela

https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/orientacoes-sobre-a-vacina-da-febre-amarela/

https://saude.abril.com.br/blog/tunel-do-tempo/febre-amarela-como-oswaldo-cruz-derrotou-a-doenca-ha-um-seculo/

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-historia-vacina.htm

Comentários