a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada? A primeira vacina da dengue aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e comercializada no país foi desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é feita com vírus atenuado. Esse vírus não é capaz de causar a doença, mas é capaz de estimular o sistema imunológico do paciente, garantindo sua proteção.
A vacina, chamada de Dengvaxia, deve ser aplicada em três doses, as quais devem ser administradas em intervalos de seis meses. Para garantir a eficácia da vacina, é necessária a aplicação das três doses. Vale destacar que a proteção não é 100%, ocorrendo a imunização em duas de cada três pessoas.
b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas. dengue, apesar de se apresentar frequentemente com sintomas leves, ocasiona a morte de várias pessoas todos os anos. É um grave problema de saúde pública, por isso, medidas que visam ao controle da doença são fundamentais para garantir a saúde da população. Em dezembro de 2015, foi lançada a primeira vacina contra a dengue. Será esse o início de uma possível erradicação?
→ Características da Dengue
A dengue é causada por um vírus que apresenta quatro diferentes sorotipos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. Esses vírus são transmitidos por mosquitos do gênero Aedes: Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Normalmente a dengue não causa quadros muito graves, mas, em formas graves, pode evoluir para óbito. Entre os sintomas da dengue, podemos citar:
- Febre alta de início repentino;
- Dores no corpo e articulações;
- Dores de cabeça;
- Fraqueza;
- Dores atrás dos olhos;
- Manchas na pele;
- Náuseas e vômitos.
c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada? A Vacina da Dengue serve para ingerir o vírus atenuado no organismo humano. esse vírus não é capaz de causar a doença, mas é capaz de estimular o sistema imunológico do paciente, garantindo sua proteção. A vacina, chamada de Dengvaxia, deve ser aplicada em três doses, as quais devem ser administradas em intervalos de seis meses. Para garantir a eficácia da vacina, é necessária a aplicação das três doses. Vale destacar que a proteção não é 100%, ocorrendo a imunização em duas de cada três pessoas.
d) Quais são as contra indicações da vacina? Unindo o que já mencionamos com isso, vem a próxima mudança na indicação: restringir o uso para indivíduos soropositivos que moram em áreas endêmicas.Fora isso, eles devem ter entre 9 e 45 anos. Isso, no entanto, traz uma complicação. É que a pessoa precisa saber com certeza se realmente sofreu com a dengue em determinado momento da vida – e não com outros vírus que, às vezes, trazem sintomas similares, como o chikungunya. Em teoria, só um exame sorológico responde essa questão. De acordo com a agência, a contraindicação da vacina para os "soronegativos" — ou seja, quem nunca entrou em contato com o vírus da dengue — é baseada em um estudo clínico feito pela própria Sanofi. Os resultados da análise mostraram que, para cada mil pessoas soronegativas vacinadas, cinco foram hospitalizadas com dengue, e duas desenvolveram dengue grave.
e) Como usar a vacina? A recomendação de que a vacina só deve ser aplicada em pessoas que já tiveram dengue — isto é, que apresentam anticorpos contra um dos quatro subtipos de vírus que provocam a doença.
f) Quais são as precauções a vacina? A Vacina da dengue protege e detêm o avanço do vírus da Dengue pelo organismo humano
g) Quais são as principais dúvidas sobre a vacina?
Quais cuidados a população não vacinada deve tomar?
Com a incorporação da vacina em municípios epidêmicos, será possível diminuir a circulação do vírus e proteger indiretamente também as pessoas que não foram imunizadas. Porém, a vacinação não substitui os cuidados necessários para o controle do mosquito Aedes aegypti. Todos devem continuar eliminando recipientes que acumulam água para evitar a infestação pelo mosquito transmissor de várias doenças.
Por quanto tempo a vacina protege contra a dengue?
Desde que foram iniciados os estudos sobre a efetividade da vacina, há seis anos, ela tem demonstrado proteção duradoura após as três doses.
A vacina causa algum efeito colateral?
Em geral, a vacina é bem tolerada pelo organismo. O efeito colateral mais comum é a dor, calor e inchaço no local da injeção (aplicada por via subcutânea na região superior do braço). Algumas pessoas também podem apresentar febre e dor de cabeça.
h) Existem notícias falsas sobre a vacina? Pesquise e explique. provavelmente, você já recebeu em seu whatsapp ou leu em sites ou blogs alguma notícia falsa. As fake news se proliferam com muita força e estão mudando o comportamento das pessoas. Um bom exemplo disso é a baixa adesão à vacinação, problema que tem preocupado os profissionais de saúde e que, segundo especialistas, pode provocar o retorno de doenças que considerávamos controladas ou erradicadas.
Referencias :
4- História da Vacina contra a Dengue
Comentários
Postar um comentário