VACINA DA DENGUE

a) Qual a história, a origem? Explique. Quem criou como foi criada?
Em dezembro de 2015, foi lançada a primeira vacina contra a dengue.A primeira vacina da dengue aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e comercializada no país foi desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é feita com vírus atenuado.A vacina, chamada de Dengvaxia, deve ser aplicada em três doses, as quais devem ser administradas em intervalos de seis meses. Para garantir a eficácia da vacina, é necessária a aplicação das três doses. Vale destacar que a proteção não é 100%, ocorrendo a imunização em duas de cada três pessoas.A primeira vacina contra a dengue registrada no Brasil é de uma empresa francesa
b) Explique sobre a doença. O que é? Do que se trata? Sintomas.,
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue.
Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo
.
c) Para que serve a vacina? Quando deve ser tomada?
A vacina contra dengue é uma vacina criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves.
Desde agosto de 2016, está disponível, apenas em clínicas particulares, a vacinacontra a dengue, que protege contra os quatro sorotipos da doença: 1, 2, 3 e 4. ... Nesse caso, a vacina deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, seis meses. Estudos demonstram que a vacina pode reduzir em até 66% os casos de dengue.
d) Quais são as contra indicações da vacina?
Este medicamento é contraindicado para indivíduos com história de reação alérgica grave a
qualquer componente da Dengvaxia®
ou que tenham apresentado reação alérgica grave após a
administração prévia da Dengvaxia®
ou de vacinas que contenham os mesmos componentes.
A administração deste medicamento deve ser adiada nos indivíduos que apresentem doença aguda
ou doença febril moderada a grave.
Este medicamento é contraindicado para uso por indivíduos com deficiência imunológica congênita
ou adquirida que comprometa a imunidade mediada por célula, incluindo leucemia, linfoma ou
outra doença neoplásica maligna que afete a medula óssea ou sistema linfático e/ou pessoas que
recebam terapias imunossupressoras, como radioterapia, quimioterapia ou doses elevadas de
corticosteróides sistêmicos por 2 semanas ou mais.
Este medicamento é contraindicado para uso por indivíduos com infecção por HIV sintomática, ou
com infecção por HIV assintomática quando acompanhada de evidências de função imunológica
comprometida.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres que estão amamentando.
e) Como usar a vacina?
O contato com desinfetantes deve ser evitado, uma vez que essas substâncias podem inativar os vírus da vacina. A Dengvaxia® não deve ser misturada a nenhuma outra vacina ou produto farmacêutico injetável. Caso alguma outra vacina ou produto farmacêutico seja administrada(o) concomitantemente, devem ser usadas seringas e agulhas diferentes, locais de administração diferentes e, preferencialmente, membros diferentes.
f) Quais são as precauções a vacina?
Antes da administração de qualquer produto biológico, a pessoa responsável pela administração deve tomar todas as precauções para prevenir reações alérgicas ou outras reações. Assim como ocorre com todas as vacinas injetáveis, supervisão e tratamento médico adequado devem sempre estar prontamente disponíveis no caso de uma reação anafilática após a administração da vacina. A epinefrina (1:1000) e outros agentes adequados utilizados para controlar reações alérgicas imediatas devem estar disponíveis para tratar eventos inesperados como a anafilaxia. Pode ocorrer síncope (desmaio) depois, ou mesmo antes, de qualquer vacinação como resposta psicogênica à injeção com uma agulha. Devem estar em vigor procedimentos para prevenir lesões por queda e lidar com as reações de síncope.
g) Quais são as principais dúvidas sobre a vacina?
Quem tem que tomar a vacina da dengue?
Qual o valor da vacina contra a dengue?
Qual o nome da vacina contra a dengue?
h) Existem notícias falsas sobre a vacina? Pesquise e explique
Sim. Os sintomas da Dengue tipo 4 são diferentes e mais graves do que os outros tipos de vírus da doença? Mito. Os sintomas da Dengue são iguais para qualquer um dos tipos de vírus. A Dengue causa apenas doença leve. Mito. A doença pode evoluir de forma grave e o desfecho pode ser o óbito. Em 2015 o Brasil registrou 1.649.008 casos de Dengue com 1.596 casos graves e 863 óbitos.
Comentários
Postar um comentário