RÚSSIA E UCRÂNIA: PESQUISADORES DA PUCRS ANALISAM O CONFLITO



 1-O que aconteceu em 1991?

Em 1991, líderes da Federação Russa, Ucrânia e Bielorrússia assinaram uma declaração extinguindo a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em seguida, o presidente Mikhail Gorbatchov, em cerimônia para o mundo inteiro, declarou oficialmente o fim da URSS e renúncia ao governo.

 2-Em 1991.Quais países tornaram-se independentes?

Geórgia, Armênia, Bielorrússia, Estônia, Azerbaijão e a própria Ucrânia.

 3-Com quais países a Ucrânia faz fronteira? 

Além da fronteira com os russos, a Ucrânia tornou-se vizinha da União Europeia (UE) em 2014, com isso existem diversas possibilidades de aproximação entre o país ucraniano com instituições europeias e com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

 4-Revolução Ucraniana.O que aconteceu em fevereiro de 2014

Fevereiro de 2014, em que um golpe depõe um governo pro-Rússia em prol de um governo pro-Ocidente. Com isso, a região da Criméia foi invadida e anexada pela Rússia, no mesmo ano.

 5-O que reconheceu Putin no dia 21 de fevereiro de 2022?

 No dia 21 de fevereiro de 2022, estados ucranianos, como Donetsk e Luhansk, foram reconhecidas pelo Putin como independentes, desrespeitando um acordo de paz com a Ucrânia, assinado em 2015.

 6-OTAN.O que é a OTAN?

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar entre diversos países, baseada no Tratado do Atlântico Norte, que foi assinado em 4 de abril de 1949. A organização constituiu um sistema de defesa coletiva através do qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização.

 7-Quais compromissos a OTAN assumiu?Quais países incorporou? 

A OTAN assumiu compromissos para manter distância em relação aos antigos países que envolviam a União Soviética (URSS). Porém, atualmente a organização incorporou países como a Estônia, a Lituânia, entre outros.

 8-De onde vem boa parte do orçamento da OTAN?

Orçamento da OTAN vem dos Estados Unidos, o que faz com que a Rússia tenha interpretado que as ações dessa organização são uma expressão da vontade dos americanos”, explica a docente.

GABRIEL

EDUARDO

9C

Comentários