A EXPOSIÇÃO DE ANITA

 

Lucas e Fabiano


1- O que foi inaugurado no dia 12? Onde foi Inaugurado?

R: A mostra inaugurada no dia 12, num salão do centro de São Paulo, reunia 53 trabalhos, seus e de outros artistas com quem compartilhara a experiência nos Estados Unidos, durante os anos de 1915 e 16.

2- Ao incluir telas de outros artistas na exposição, qual era a intenção da pintora?

R: A intenção era de se apresentar enquanto parte de uma tendência, de um movimento coletivo, e não apenas como expressão individual.

3- Como Tarsila do Amaral ficou após ver a exposição?

R: Tarsila do Amaral que só em 22, depois da Semana, fará parte do grupo modernista,  também visitou a exposição “espantada e chocada diante dos quadros atrevidos e rústicos”.

4- O que o ataque de Monteiro Lobato incindiu? O que ele atacou?

R: Vai incidir justamente naquilo que a pintura de Anita possui de mais valioso para nós, hoje, e mais inovador para a época: a deformação do real, o uso da figura apenas como pretexto para a expressão, a ruptura com a arte de reprodução da natureza exterior, isto é, a negação da arte acadêmica que os brasileiros conheciam e apreciavam — enfim, Lobato ataca o ponto central do que se convencionou chamar de arte moderna.

5- Segundo Monteiro Lobato existem quantos tipos de artistas? Compostas pelo quê?

R: Diz no seu artigo haver “duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em conseqüência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva”.

6- O que gerou o ataque posteriormente? 

R:A violência do ataque gerou posteriormente muitas conjecturas: Monteiro
Lobato seria um pintor frustrado; teria servido de porta-voz a Nestor Pestana, dono do Estadão.

Esta imagem retrata um quadro de Anita Malfatti, A boba, que é uma das artes mais importantes da pintora, porque ela apresenta elementos cubistas e futuristas, além de muitas cores.

7- O que eu penso sobre a arte brasileira atual?

R: Eu particularmente não gosto muito, porque as vezes pode estragar algum local resguardado com o grafite, ou alguns temas que eu não gosto em algumas músicas que possuem letras machistas, etc.


Referência: REZENDE, Neide. A Semana de Arte Moderna, editora ática, SP, 1992 

Comentários