O PROCESSO DE SEGREGAÇÃO: AGONIA

Isadora Rold, Layla Araújo 



1- Por que O processo de segregação aconteceu?

O espaço urbano acanhado, todo entremeado de morros e áreas pantanosas,mal se prestava à acomodação de uma cidade de dimensões médias.

2- Quais os motivos de isso ter acontecido?

As condições de vida vinham se degradando inexoravelmente na cidade do Rio de Janeiro, nesse período de transição do século XIX para o século XX, e do Império para a República.

3- Como foi que surgiu esse crescimento?

A capital do país passaria nesse momento, entretanto, por um processo vertiginoso de metropolização, com a população crescendo pasmosamente de 522 651 habitantes, em 1890, para 1 157 873 habitantes em 1920. Inúmeros fatores colaboraram para a definição desse crescimento tão prodigioso na sua
escalada quanto crítico nas suas consequências.

4- Quais são os principais aspectos?

As condições de vida eram muito difíceis entre eles, eles não tinham acomodação para todos os povos e tiveram que se separar. Eles passavam muito trabalho e moravam na miséria.

5- Explicando sobre O processo de segregação.

O refluxo para o Rio das pessoas egressas de fazendas arruinadas no vale do Paraíba após a lei da Abolição, as miríades de migrantes internos atraídos pela febre fiduciária do Encilhamento e pelas promessas do que se apresentava concretamente como o maior mercado de trabalho, comercial, industrial e de serviços do país; além, é claro, dos grandes contingentes de imigrantes estrangeiros despejados anualmente naquele porto, atraídos pela avidez infrene dos cafeicultores e empurrados pela desventura implacável da própria miséria.

Fonte: SEVCENKO, Nicolau. A Revolta da Vacina - Mentes insanas em corpos rebeldes.

Comentários