A semana da arte moderna Marcelo 9C

   


   
            

                   Cartaz da semana da arte moderna

1-Como foi a manifestação cultural de 1922? A Semana de Arte Moderna também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, no período entre 11 de fevereiro e 18 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, na mesma cidade. Durante os sete dias que de exposição, foram expostos quadros e artes consideradas modernista, em relação a época, entre as apresentações que ocorreram á noite dos dias 13 de fevereiro, 15 de fevereiro e 17 de fevereiro, foram apresentadas poesia, música e palestras sobre a modernidade, que deixou alguns ilustres escritores e artistas de renome indignados.


O lavrador de café,1939,Candido Portinari
















Grupo de Meninas Brincando,1940,Candido Portinari



2-Quais eram os objetivos da semana da arte moderna? Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 1922. 




3-Quais foram as reações da sociedade ao evento? A Semana de Arte Moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época. A Semana de Arte Moderna se encaixa no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café-com-leite. O capitalismo crescia no Brasil, consolidando a República e a elite paulista, esta totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionalistas.
4-Quais foram os principais artistas modernistas? Mário de Andrade e Oswaldo de Andrade, Víctor Brecheret, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, entre outros.


Abopuru, 1928, Tarsila do Amaral






                    
A Negra, 1923, Tarsila do Amaral   

Comentários