O Fascismo italiano
1) Quem foi Benito Mussolini ? Como governou?
Benito Mussolini foi um político italiano. Foi o líder do Partido Fascista, fundado em 1919, no final da Primeira Guerra Mundial. Foi professor e jornalista, escrevia para jornais de esquerda. Alistou-se no exército, chegando a patente de sargento. Em 1922 organizou a "Marcha sobre Roma", e com o apoio do rei Vítor Emanuel III passou a organizar o gabinete governamental, no cargo de primeiro-ministro da Itália. Por meio de eleições fraudulentas, os fascistas ganharam a maioria do parlamento. Em 1925 Mussolini tornou-se "Duce". Benito Mussolini nasceu em Predappio, província de Forli, Itália, no dia 29 de julho de 1833. Filho de Alessandro Mussolini, um ferreiro, socialista, e Rosa Maltoni, professora primária. Em 1901 Mussolini formou-se professor de escola primária, trabalhou como professor, mas seu interesse era a revolução. Em 1902 foi morar na Suíça, fugindo do serviço militar, mas suas atividades esquerdistas acabaram o expulsando do país.2) O que Propunha o partido fascista?
Chegado ao poder, em 1925, Mussolini elimina o Estado Democrático e implanta um Estado Totalitário na Itália: eliminou a oposição; o Senado e a Câmara dos Deputados desparecem; extinção de todos os partidos políticos, excepto o Partido Nacional Fascista estabelecimento de uma linha única de candidatos; fim da liberdade de imprensa, da oposição e do direito à greve; criação da polícia politica – a Organização de Vigilância e Repressão do Antifascismo – com o objetivo de vigiar, prender e assassinar os opositores do regime. Assim, o governo de Mussolini torna-se numa ditadura. Todo o poder ficou concentrado nas mãos de Mussolini e todas as organizações que não fossem fascistas eram consideradas ilegais. Mussolini passou a receber o nome de DUCE (chefe, líder).3) O que e como funcionava a esquadra ?
as Esquadras, que combatiam os democratas liberais e os socialistas. Os fascistas usavam camisas pretas, simbolizando seu luto pela Itália. O fascismo tinha uma proposta ultranacionalista e totalitária. O apoio ao novo partido provinha da classe média e de parte da elite financeira. Setores da burguesia apoiavam os fascistas por temer a chegada dos socialistas ao poder.
4) Como aconteceu a marcha sobre roma?
A Marcha sobre Roma ocorreu em 28 de outubro de 1922, e marca o início do domínio fascista sobre a Itália.Foi uma manifestação armada organizada pelo Partido Nacional Fascista, sob a liderança de Benito Mussolini. Após esse movimento, Mussolini assumiu o poder do partido italiano.O evento contou com a presença de milhares de militantes fascistas que exigiram a entrega do Reino da Itália sob a ameaça de uso da força. A pressão deu resultado. No dia 30 de outubro, o rei Vittorio Emanuele III instruiu ao próprio Mussolini a formação de um novo governo.A marcha é considerada o prelúdio para a revolução fascista na Itália. E só teve êxito após o questionamento do estado liberal pelos próprios fascistas, os comunistas e os socialistas.
5) Escreva explicando sobre o tratado de Latrão.
6) Quais eram os princípios fundamentais do fascismo ?
A ideologia fascista assenta no totalitarismo, rejeitando o parlamentarismo, o sistema multipartidário, a democracia (ou qualquer outro tipo de soberania popular), o individualismo, não respeitando os direitos do homem e existindo uma primazia do Estado sobre o indivíduo.Os regimes fascistas davam grande importância à formação e ao desenvolvimento do homem novo, que deveria ser viril, apto para o comando e duro para consigo próprio e para com os seus subordinados; a mulher é considerada uma cidadã de segunda, tendo a seu cargo os filhos, a cozinha e a igreja. Existiam actividades pós-laborais para o controlo e formação dos trabalhadores.
7) Recomendar um livro sobre o fascismo e comentar.
Itália Fascista - Alemanha Nazista: O Estilo Fascista de Governar, de Alexandre J. De Grand:Tanto o Fascismo quanto o Nazismo, que nasceram em 1919 e perduraram até o rompimento da Segunda Guerra Mundial, tinham como proposta mitos nacionais ou raciais poderosos, ambos com mensagens fortes, positivas e negativas. Na visão de mundo desses regimes, determinado povo ou raça estava ameaçado por inimigos...

Fascismo nunca mais
Comentários
Postar um comentário