O Fascismo Italiano Matheus e Henrique

O Fascismo Italiano



1- Quem foi Benito Mussolini? Como governou?

Benito Mussolini foi um jornalista, militar, político e estadista italiano. Foi um dos fundadores do fascismo na Itália, regime totalitário que vigorou no país entre 1922 e 1945. Governou a Itália durante todo este período. Seu governo foi caracterizado pelo totalitarismo, perseguição e execução de oposicionistas políticos, expansionismo territorial, nacionalismo, antissocialismo e militarismo. Em função da semelhança com o regime nazista de Hitler na Alemanha, estabeleceu o Pacto de Aço com os germânicos em 1939. Conduziu a Itália, junto com a Alemanha e Japão, na Segunda Guerra Mundial. A derrota do Eixo pelos Aliados em 1945 custou o fim do fascismo na Itália, assim com a prisão e execução de Mussolini.



2- O que propunha o partido fascista? 

Os fascistas promoveram um sistema econômico corporativista em que empregador e sindicatos de empregados estão unidos em associações para representar coletivamente produtores econômicos da nação e trabalhar ao lado do Estado para definir a política econômica nacional. Este sistema econômico destinava-se a resolver o conflito de classes através da colaboração entre as mesmas. O fascismo italiano opõe-se ao liberalismo, mas ao invés de procurar uma restauração reacionária do mundo pré-Revolução Francesa, o qual considera ter sido falho, tinha uma direção para o futuro.



3- O que era e como funcionava a esquadra? 

Esquadra é a designação de uma fracção de pessoas, navios ou aeronaves, com vários significados, sobretudo no âmbito militar, mas também no civil.As Esquadras, também combatiam os democratas liberais e os socialistas.



4- Como aconteceu a Marcha sobre Roma?  

A Marcha sobre Roma ocorreu em 28 de outubro de 1922, e marca o início do domínio fascista sobre a Itália.
Foi uma manifestação armada organizada pelo Partido Nacional Fascista, sob a liderança de Benito Mussolini. Após esse movimento, Mussolini assumiu o poder do partido italiano.
O evento contou com a presença de milhares de militantes fascistas que exigiram a entrega do Reino da Itália sob a ameaça de uso da força. A pressão deu resultado. No dia 30 de outubro, o rei Vittorio Emanuele III instruiu ao próprio Mussolini a formação de um novo governo



5- Escreva explicando sobre o tratado de Latrão. 

O “Tratado de São João de Latrão”, ou simplesmente conhecido como “Tratado de Latrão”, foi um acordo assinado entre a Itália e a Santa Sé. O tratado criou um novo Estado, o Vaticano, o qual tem o Papa como chefe soberano. O Vaticano foi reconhecido em 11 de fevereiro de 1929, após o ditador Mussolini e o cardeal Pietro Gasparri acordarem e assinarem o tratado.



6- Quais eram os princípios fundamentais do fascismo? 

O aumento da inflação, do desemprego e da fome eram alguns dos problemas que abalavam a economia italiana.
A monarquia parlamentar, conduzida pelo rei Vítor Emanuel III, tolerava as crescentes manifestações dos sectores populares, sendo incapaz de atender suas reivindicações.
A alta burguesia italiana e as classes médias conservadoras, mostravam-se apavoradas com a crescente movimentação social dos trabalhadores.



7- Recomendar um livro sobre o fascismo e comentar.  

Fascismo, Guerra e Memória: Olhares Ibéricos e Europeus.   Por M. Nunez Seixas,Xosé   Este livro analisa a relação entre o nacionalismo, o fascismo e a guerra na Europa da primeira metade do século XX a partir de múltiplas perspectivas. Parte-se da relação entre as concepções de nação e a ideologia fascista até a sua tradução concreta no caso do Franquismo; da influência do nacional-socialismo alemão sobre o fascismo espanhol, do surgimento de um projeto de nacional-socialismo espanhol independente na Berlim de 1944-45.




8- Recomendar um filme ou documentário sobre o fascismo italiano.


O fascismo foi um movimento político autoritário do século XX que surgiu no Reino de Itália após a Primeira Guerra Mundial

Comentários