União dos povos indígenas- Steffani tavares

                        União dos povos indígenas.




pesquisar e realizar um resumo em forma de tópicos sobre : 
a) A união dos povos indígenas de manaus. 

Constata-se na Amazônia, a partir do fim dos anos 1980, um processo extremamente dinâmico de criação e de registro de associações indígenas na forma de OSC (“organizações da sociedade civil”). Para se ter uma idéia da escala do fenômeno, basta dizer que existiam apenas dez destas associações antes de 1988 (Alto e Médio Solimões, Manaus, Alto Rio Negro, Roraima) e que no final de 2000 já eram mais de 180 associações nos seis estados da Região Norte: AM, RO, RR, AC, PA, AP (provavelmente mais de 300 na Amazônia Legal); ou seja, foram quase multiplicadas por 20 em pouco mais de uma década (ver Quadro das organizações). Essas associações têm características diversas. A maioria é local (grupo de comunidades, bacia de um rio), representantes de um povo ou regionais. Várias são constituídas com referência a atividades profissionais ou econômicas (professores, agentes de saúde, produtores, cooperativas). Existe também uma importante rede de associações de mulheres, bem como diversas associações de estudantes indígenas. Embora ainda poucas tenham infra-estrutura própria, a grande maioria delas estão registradas em cartório ou estão em processo de legalização, desempenhando regularmente funções políticas de articulação interna e de representação interétnica.Uma parte considerável e crescente dessas organizações indígenas tem hoje acesso a fontes de recursos externos sob a forma de “projetos” de desenvolvimento local destinados a diversos fins: gestão territorial, manutenção institucional, organização de assembléias e encontros, programas de saúde e de educação, iniciativas relativas à auto-sustentação e comercialização, divulgação e reafirmação cultural etc. Neste contexto, hoje é cada vez mais difícil distingüir entre associações “com” ou “sem projetos”; a diferença passa a ser entre associações que têm acesso a fontes de financiamento diversificadas, amplas e regulares (associações regionais, geralmente urbanas) e associações que contam apenas com alguns financiamentos reduzidos e pontuais (associações locais, rurais).



b)Pesquisar e escrever sobre os símbolos de união dos povos indígenas.


“FEIXE DE VARA” SÍMBOLO DE UNIÃO E RESISTÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAs.




Somos a voz que não se cala. Somos os guardiões da floresta, a natureza viva até o último índio, somos a revoada de pássaros multicoloridos e de longe se houve o grito de resistência.Fortalecer a luta para garantir os direitos indígenas. Viva a Amazônia Indígena.

c) Escolher 5 palavras-chaves e o  significado de cada uma .

União - Ato ou efeito de unir(-se).

Povos - Conjunto de homens que vivem em sociedade. Conjunto de indivíduos que constituem uma nação. Conjunto de indivíduos de uma...

Indígenas-    Relativo a ou população autóctone de um país ou que neste se estabeleceu anteriormente a um processo colonizado

Guardiões-  
 É uma palavra derivada de guardião. Significado de guardião: Título que se dá a certos superiores de conventos da ordem

Fortalecer-  
Tornar forte; robustecer.Encorajar, corroborar, animar, dar força

Lutar- 
Combater corpo a corpo.Disputar uma vitória em relação a outrem.
Amazônia-Relativo à Amazônia; amazônico.Que se refere ou próprio do rio Amazonas.Característico ou referente ao estado do Amazonas, situado no Norte do Brasil.

d)Identificar e escrever explicando sobre 3 casos de violência contra indígenas.
  • Segundo a pesquisa, foram cometidos 60 homicídios contra indígenas no Brasil no ano passado, o que representa nove mortes a mais do que no ano anterior. O maior número ocorreu em Mato Grosso do Sul, que contabilizou 37 casos, seguido de Maranhão e Bahia, com sete e quatro casos, respectivamente. Segundo o Cimi, nos últimos dez anos ocorreram cerca de 563 assassinatos de índios em todo o país.
  • Conforme o relatório, foi registrada ainda uma ameaça em Mato Grosso, contra o povo Kanela, que mora na Terra Indígena de mesmo nome, em Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, e um caso de racismo praticano contra tribos de várias etnias que moram na Terra Indígena do Xingu, em Santa Cruz do Xingu, a 994 km da capital.
  • Uma ocorrência de lesão corporal dolosa é apontada pelo levantamento no estado, quando um índio da etnia Xavante foi vítima de espancamento em Bom Jesus do Araguaia, município a 983 km de Cuiabá. Mato Grosso também contabilizou um caso de violência sexual contra uma criança indígena. Ela teria sido abusada pelo pai adotivo, na casa onde residia, em Cuiabá.

e) Qual a sua opinião? Acho que é um absurdo a revolta contra os povos indígenas...

Comentários