As Mulheres e as relações de gênero
Lawrence Sondhaus
Emily Pizzio, Kailany Martinez
1-Como era o envolvimento da mulher na primeira guerra?
2- a) Para as mulheres que procuravam envolvimento direto na guerra, a profissão tradicionalmente feminina da enfermagem oferecia a maior oportunidade. Todos os países beligerantes empregavam enfermeiras em hospitais de campanha junto às linhas de frente, bem como em um número cada vez maior de hospitais na frente interna. Algumas serviam sob comando militar direto, em entidades como o Serviço de Enfermagem Militar Imperial da Grã-Bretanha e o Corpo de Enfermeiros do Exército dos Estados Unidos.
b) Na Grã-Bretanha, a enfermagem continuava sendo o único caminho para o serviço militar feminino até a criação, em 1917, do Serviço Real Naval Feminino e do Corpo de Exército Auxiliar Feminino. Além de casos isolados, as mulheres não serviam em combate, exceto na Rússia, que montou 15 batalhões de mulheres sob o governo provisório.
Desde o início da guerra, a mudança do papel das mulheres foi mais evidente na Grã-Bretanha. Enquanto os historiadores continuam a debater se a ajuda que as britânicas deram ao esforço de guerra levou diretamente à conquista de seu direito de voto em 1918, a importante União Nacional das Sociedades pelo Sufrágio Feminino (NUWSS, na sigla em inglês) foi ativa no apoio à guerra, e a radical WPSU suspendeu voluntariamente sua campanha de militância. Em março de 1915, a Câmara de Comércio criou o Registro de Mulheres para o Serviço de Guerra, sendo que este serviço foi definido de forma ampla como “emprego remunerado de qualquer tipo” que liberasse um homem para o serviço militar. O registro logo passou a incluir 124 mil mulheres, que assumiram empregos em repartições públicas, bases militares e hospitais, bem como no setor privado. As mulheres costumavam receber bem menos do que os homens pelo mesmo trabalho, principalmente nas fábricas de munição, onde elas começaram a aparecer em maior número após a expansão da indústria de munições sob a direção de Lloyd George.
c) A guerra pouco ou nada fez para aumentar permanentemente as oportunidades para mulheres no local de trabalho. Nos Estados Unidos, menos mulheres trabalhavam fora de casa em 1920 do que em 1910, enquanto na Alemanha, apesar da morte de 1,8 milhão de homens fisicamente capazes entre 1914 e 1918, a porcentagem da população feminina que trabalhava fora de casa ficou em 35,6% em 1925 – um aumento apenas modesto dos 31,2% de 1907.
3- Beligerantes- Adjetivo Característica ou particularidade do que se encontra em guerra; que se está ou permanece em luta: nações beligerantes.
Militância- Atividade de militante; atuação, desempenho.
Prevalência- Característica do que prevalece; superioridade, supremacia.
Desvelar- Privar do sono.
4- A Primeira Guerra Mundial - Lawrence Sondhaus, Editora Contexto.

Comentários
Postar um comentário