Juliana Souza e Maria Eduarda- A CRISE DE 1929

A CRISE 1929
Resultado de imagem para crise de 1929
Bernard Gazier

Juliana Souza e Maria Eduarda 


1- Oque causou a crise de 1929?

2- Escreva um texto para responder a questão acima. Considerando
introdução, desenvolvimento e conclusão.

a) A Grande Crise dos anos 1930 foi um flagelo cego e generalizado: raros são os países ou grupos sociais poupados, e os mais fechados muitas vezes foram os mais atingidos. O desmoronamento dos negócios foi primeiro uma questão de números e especialistas; o crack da Bolsa de Nova York (em outubro de 1929 foi acompanhado de longe pelo grande público, apesar dos suicídios de especuladores arruinados.


b) Desenvolvimento:
  • A crise de 1929 consistiu, acima de tudo, numa queda generalizada da produção em quase todo o mundo industrializado (com exceção da URSS e do Japão.
  • A baixa da produção industrial se manifestara nos Estados Unidos no decorrer do ano de 1929.
  • O pânico se torna irremediável na terça-feira 29 de outubro – a Terça-Feira Negra – quando cerca de 16 milhões de ações são vendidas.
  • É preciso destacar, além da amplitude das variações globais, a extrema diversidade das evoluções de suas componentes.
  • Depois de 1932, a viva recuperação da indústria e a retomada dos produtos de base se opõem ao longo marasmo das trocas comerciais, tardiamente reativadas em 1936.
  • Apenas apontando, por enquanto, o dinamismo dos países periféricos, precisamos destacar dois pontos.
  • O caso francês é quase caricatural sob esse ponto de vista: os dados são incertos e, de qualquer forma, muito baixos.
  • O que surpreende no aumento do desemprego no período de 1929-1932, além de sua amplitude, é que ele não é seguido por uma nova queda simétrica.
  • Nos Estados Unidos, principalmente, a onda leva tudo o que vê pela frente e não acaba de todo: o mínimo de 1936 continua no nível de 10% da população ativa.
  • A baixa correspondência de salários, à suspensão temporária, o desemprego parcial foi inevitável para inúmeros trabalhadores.

c) Conclusão:
Um vestígio eloquente, no entanto, pode ser encontrado na confrontação de dois índices: o dos ganhos horários e o dos ganhos semanais. No caso americano, por exemplo, na indústria, de 1929 a 1933, os primeiros baixaram 20%, e os segundos, 45%, o que enfatiza tanto a redução da duração média do trabalho quanto seu impacto sobre os operários: mais que uma partilha do trabalho, como diz a terminologia atual, se tratava de uma partilha do desemprego. E a diminuição do tempo de trabalho constatada no período precede ironicamente a civilização do lazer que alguns previam nas sociedades industriais desenvolvidas.


3- Listar e dar o significado de dicionário para 4 palavras:

Crise-Conjuntura socioeconômica problemática, desequilíbrio entre bens de produção e de consumo, normalmente definida pelo aumento dos preços, pelo excesso de desemprego, de falências: crise econômica.

Política-Ciência do governo dos povos. Direção de um Estado e determinação das formas de sua organização. Mecanismo de orientação administrativa de Estados.Conjunto dos negócios de Estado, maneira de os conduzir.

Desemprego-Ação de desempregar, de demitir, de tirar o emprego ou a ocupação de alguém.Estado da pessoa que perdeu o emprego

Formidável-Excelente ou fantástico; que merece admiração pela sua excelência.Impressionante; capaz de impressionar

4-Referências:
 Gazier,Bernard, a crise de 1929, Le livros.


Comentários